Que horas vai começar o eclipse parcial solar?
Saiba horário e como ver ao vivo
Chile e Argentina estão em posições favoráveis ao eclipse anular e deverão presenciar ‘anel de fogo’.
Nesta quarta-feira, 2 de outubro, acontece o eclipse solar parcial, que poderá ser assistido em algumas partes do Brasil. O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, e bloqueia parcialmente a luz solar. Enquanto países vizinhos como Chile e Argentina poderão testemunhar um eclipse anular — quando a Lua forma um “anel de fogo” ao encobrir quase todo o disco solar — no Brasil, o evento será apenas parcial.
Que horas vai começar o eclipse parcial solar?
O eclipse ocorrerá entre 16h30 e 18h30, com o ápice em torno das 17h40, no horário de Brasília.
Onde o eclipse parcial solar poderá ser observado?
O fenômeno poderá ser visto em todos os estados da região Sul, além de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e algumas áreas da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O Rio Grande do Sul terá a melhor visibilidade, com até 38% do Sol encoberto.
Riscos para a saúde e cuidados necessários
É fundamental alertar que observar o eclipse sem proteção adequada pode causar sérios danos à visão. Óculos de sol comuns não são suficientes para proteger os olhos; o uso de filtros com certificação ISO 12312-2 é necessário. Para quem não tem acesso a esses equipamentos, a projeção indireta da imagem do Sol é uma alternativa segura.
Os eclipses solares parciais são mais frequentes do que os totais, ocorrendo pelo menos duas vezes ao ano em algum lugar do planeta. No entanto, a experiência de ver o Sol parcialmente “mordido” pela Lua é sempre fascinante, principalmente para os entusiastas da astronomia.
Fonte O Globo