Serras de Petrópolis e Teresópolis são interditadas
Tráfego na via foi interrompido às 16h45
Tráfego na via foi interrompido às 16h45. Cidade Imperial registrou mais de 59 mm de chuva até a tarde desta sexta-feira,22.
A subida da Serra de Petrópolis foi interditada na tarde desta sexta-feira (22) devido às chuvas intensas. A interrupção de tráfego se deu no sentido Juiz de Fora (MG) devido a um deslizamento. Mais tarde, a pista foi totalmente bloqueada a partir do pedágio (BR-040 km 102), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal.
A Concer, concessionária que administra a via, também emitiu comunicado com informações sobre o bloqueio:
“Subida da serra de Petrópolis interditada preventivamente no sentido Juiz de Fora, a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias (km 102) devido à chuva extrema que atinge a região. Pista de subida apresenta trechos parcialmente interditados no Km 94 JF, 90 JF e 83 JF. Equipes operacionais e técnicas da Concer mobilizadas para as ocorrências”.
A concessionária pediu que motoristas evitem trafegar pela rodovia, já que houve deslizamentos e a chuva é contínua.
De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN – RJ) é muito alto o risco de alagamentos e deslizamentos em Petrópolis. A cidade imperial tem até agora o maior acumulado de chuva do estado. Nas últimas horas, foram mais de 59 milímetros de chuva.
Em Teresópolis, o trecho da serra da BR-116, que liga o Rio à cidade, está totalmente interditado, informa a EcoRioMinas. A concessionária aponta que não há previsão para liberação da vida. A interdição emergencial foi tomada devido ao alto risco de deslizamentos.
Petrópolis tem alagamentos e deslizamentos
As chuvas que atingem Petrópolis alagaram parte do centro da cidade. Na Rua do Imperador, pedestres se abrigam embaixo de marquises após o Rio Quitandinha inundar e dificultar a passagem nas vias. Por volta das 14h50, a Defesa Civil alterou o estágio operacional da cidade para alerta, tendo em vista a ocorrência de chuva muito forte na cidade. O órgão pede que a população fique atenta às próximas atualizações. A Rua Coronel Veiga foi interditada devido às inundações.
Às 14h50, a Defesa Civil do município alterou o estágio operacional da cidade para alerta tendo em vista a ocorrência de chuva muito forte na cidade. Permanece a previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a muito forte para as próximas horas com possibilidade de ocorrência de rajadas de ventos e raios.
Em Nova Friburgo, a chuva é fraca no momento, com menos de 5mm de chuva na última hora, e o comércio funciona normalmente no local. No entanto, o caminha até a cidade, especialmente o trecho entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo da RJ-116 exige atenção ao registrar neblinas que causam baixa visibilidade na subida da serra.
Fonte EXTRA