O que Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Internacional precisam para ser campeão
Eles ainda brigam pelo título brasileiro
Time alvinegro chegou a 75% de chances de conquistar o Brasileirão após vitória sobre o rival paulista.
O Campeonato Brasileiro está afunilando e agora, de 20 equipes, apenas quatro tem chances matemáticas de título. Após a vitória contra o Palmeiras, o Botafogo é a equipe com a maior probabilidade e, segundo a Bola de Cristal do GLOBO, chegou a 75% de chances de conquistar a competição.
No entanto, Palmeiras, Fortaleza e Internacional ainda sonham com a taça — após o empate de ontem, o Flamengo deu adeus as chances de título. Nenhum deles, contudo, depende apenas de suas próprias forças e precisam ligar o secador na reta final do Campeonato Brasileiro. Veja o que cada um deles precisa para ser campeão.
BOTAFOGO
O Botafogo é o único que depende apenas de si para ser campeão brasileiro. O time carioca precisa, para levantar a taça, somar quatro pontos — uma vitória e um empate — nas duas últimas rodadas, contra Internacional e São Paulo. Se somar três pontos, precisará torcer para que o Palmeiras não vença um de seus dois últimos compromissos.
- Se o Botafogo ganhar os dois jogos, nenhum adversário consegue alcançá-lo.
- Se o Botafogo ganhar um e empatar o outro, nenhum adversário consegue alcançá-lo.
- Se o Botafogo ganhar um e perder o outro, precisa que o Palmeiras empate, ao menos, uma partida.
- Se o Botafogo empatar os dois, precisa que o Palmeiras empate, ao menos, uma partida.
- Se o Botafogo perder os dois, precisa que o Palmeiras não vença seus dois jogos e que Internacional e Fortaleza não vençam seus três confrontos ou tirem a diferença no saldo de gols.
PALMEIRAS
Para ser campeão, o Palmeiras precisa, pelo menos, igualar o número de pontos do Botafogo, já que ganharia no critério de desempate. Para isso, o time alviverde tem que ganhar os dois últimos jogos e torcer para o rival perder um.
- Se o Palmeiras ganhar os dois jogos, precisa que o Botafogo perca uma partida.
- Se o Palmeiras ganhar um e empatar o outro, precisa que o Botafogo some apenas um pontos dos seis restantes.
- Se o Palmeiras ganhar apenas um jogo, precisa que o Botafogo perca os dois jogos e que Internacional e Fortaleza somem apenas sete pontos dos nove restantes.
INTERNACIONAL
Em terceiro, o Internacional ainda sonha com o título brasileiro, mas para isso precisa de algumas combinações de resultados. O time gaúcho, primeiro, tem a obrigação de vencer o Flamengo na próxima rodada para atingir 68 pontos e ficar a quatro do líder. Caso isso não aconteça, o sonho chega ao fim.
Depois, o Inter precisa vencer o Botafogo, no Beira-Rio, para o atual líder estacionar nos 73 pontos e o time gaúcho chegar no 71. No mesmo dia, Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam e, se o time paulista vencer, também chega a 73 pontos. Todos vivos na última rodada.
Agora, o Internacional precisaria vencer o Fortaleza, no Castelão, e torcer por uma combinação de resultados para sair com o título. O Palmeiras teria que ser derrota no Allianz Parque pelo Fluminense, enquanto o Botafogo poderia até empatar no Nilton Santos contra o São Paulo, desde que o Colorado tire a diferença no saldo, que hoje é de seis gols.
- Se o Internacional vencer os três jogos, precisa que o Palmeiras some apenas três pontos e que o Botafogo não faça nenhum. Se o time carioca somar um ponto, o Colorado precisa tirar a diferença do saldo de gols, que hoje é de seis.
- Se o Internacional vencer dois jogos, não terá mais chances de título.
FORTALEZA
O Fortaleza está na mesma situação do Internacional. Também com 65 pontos, o time cearense precisa da mesma combinação de resultados da equipe gaúcha para sair com o título do Campeonato Brasileiro. A única diferença é que, se o Botafogo somar um ponto, o Leão do Pici terá que tirar uma diferença do saldo para o time alvinegro de treze gols.
- Se o Fortaleza vencer os três jogos, precisa que o Palmeiras some apenas três pontos e que o Botafogo não faça nenhum. Se o time carioca somar um ponto, o Leão do Pici precisa tirar a diferença do saldo de gols, que hoje é de treze.
- Se o Fortaleza vencer dois jogos, não terá mais chances de título.
Fonte O Globo