É hoje o 65º Grammy Awards
A premiação será transmitida pelo canal TNT no streaming, HBO Max.
Hoje, 5 de janeiro,a partir das 22h. você vai poder assistir na TNT e no HBOMax a 65ª Cerimônia do Grammy, diretamnente de Los angeles na Crypto.com Arena. O comediante sul-africano Trevor Noah vai apresentar a cerimônia pela terceira vez.
Veículos internacionais apontam Anitta como uma das concorrentes mais fortes. Beyoncé é a principal indicada neste ano e pode bater recorde de maior vencedora do prêmio na história. A cantora brasileira concorre a um dos principais prêmios da noite, o de artista revelação. Já Beyoncé pode superar o recorde do maestro Georg Solti e se tornar a maior vencedora da história do Grammy.
Se Anitta conquistar o prêmio de artista revelação ela será a primeira brasileira a vencer nessa categoria. Quatro outros brasileiros já foram indicados, mas nenhum ganhou: Astrud Gilberto e Tom Jobim (1965), Eumir Deodato (1974) e Morris Albert (1976). Mas diversos outros brasileiros já foram indicados e ganharam Grammys. O auge foi 1965, quando o Brasil venceu duas das quatro principais categorias: gravação do ano (“The Girl from Ipanema”, com Astrud Gilberto e Stan Getz), e álbum do ano (“Getz/Gilberto”, com João Gilberto e Stan Getz).
Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Eliane Elias estão entre os vários brasileiros que já venceram em outras categorias nos anos seguintes (nenhuma dessas vitórias foi nas 4 categorias principais do Grammy, de álbum, gravação, canção e revelação).
Em 2023, a brasileira Flora Purim também concorre na categoria “Melhor Álbum Latino de Jazz” com o projeto “If You Will”.
Quem são os os mais indicados do Grammy 2023
Beyoncé lidera com nove indicações. Ela foi indicada inclusive em três dos prêmios principais, de melhor álbum, melhor canção e melhor gravação.
No total da carreira, Beyoncé tem 88 indicações, a mesma marca do marido, Jay-Z. Os dois são recordistas de indicações história do prêmio. O rapper concorre em três categorias em 2023.
Beyoncé é a mulher que mais ganhou Grammys na história: 28. Ela está empatada em número de prêmios com o produtor Quincy Jones, e só fica atrás do maestro Georg Solti, com 31. Se ela ganhar ao menos 4 prêmios neste ano, vai superar o recorde histórico.