Autorizado pelo governo Bolsonaro atuação da Força Nacional na Posse de Lula

Portaria foi publicada hoje, 28 de dezembro, no Diario da União.

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério da Justiça do governo do presidente Jair Bolsonaro autorizou, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira,28, o uso da Força Nacional na Posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro, na Capital Federal, Brasília.

A portaria prevê que a Força Nacional atue em apoio à PRF (Polícia Rodoviária Federal), “nas atividades de escoltas, por ocasião da Operação Posse Presidencial 2023, em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023”. A Força Nacional é composta por agentes de segurança pública dos Estados —como policiais militares, bombeiros militares e policiais civis— que atuam para a União em ocasiões específicas.

Cerimônia de Posse

Prevista para ter início às 14h, a cerimônia começa pelo tradicional desfile em carro aberto, no qual o presidente eleito percorre a Esplanada dos Ministérios.

Em seguida, Lula segue para o Congresso Nacional, onde será recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para o ato que oficializa a posse presidencial, juramento à Constituição, e um primeiro discurso do empossado.

Em seguida, acompanhado do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmim, se desloca para o Palácio do Planalto, onde os dois sobem a rampa. É neste momento que ocorre a transmissão da faixa presidencial, que não deve contar com a participação do presidente Jair Bolsonaro.

O Festivalo do Futuro

O Festival do Futuro tem previsão de início às 10h, com um cortejo popular que vai trazer amostras de diferentes manifestações culturais brasileiras, como: Toré, Bumba Meu Boi, Afoxé, Maracatus, Fanfarras, Violeiros, Grupos de Capoeira, Samba Rural, Blocos de Frevo e Carnaval, Blocos Afros, Povos Originarios e de Matrizes Africanas, além de fazedores de Cultura Popolar.

As apresentações serão interrompidas às 13h para que o público acompanhe as Cerimônias Oficiais da Posse, através de telões, que serão instalados na área do Festival. Após o encerramento da programação oficial, os shows serão retomados, às 18h30.

Dezenas de artistas estão confirmados para cantar no Festival do Futuro. As apresentações acontecerão em dois palcos montados na Esplanada, batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem a duas artistas da música e da cultura brasileira que morreram em 2022. Os artistas confirmados são: Almério, Baiana System, Duda Beat, Fernanda Takai, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, Jards Macalé, Os Gilsons, Johnny Hook, Juliano Maderada, Kleber Lucas, Luedji Luna, Leonardo Gonçalves, Marcelo Jeneci, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Odair José, Otto, Pablo Vittar, Pailo Miklos, Paulinho da Viola, Thalma de FReitas, Tereza Cristina, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda e Zélia Duncan.

Fonte: Folha de São Paulo e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *