Brasileirão: Bahia tem mais chances de título que o Flamengo
Entenda o motivo disso
Bahia e Flamengo são os dois primeiros colocados do Brasileirão. Apesar de ser vice-líder, Tricolor de Aço ( Bahia ), tem mais chances de título, segundo a UFMG.
Que o Brasileirão é um dos campeonatos mais disputados do mundo não é dúvida para ninguém. Após as primeiras oito rodadas da competição até aqui, temos dois times empatados na liderança (Flamengo e Bahia, com 17 pontos), com Athletico-PR e Botafogo logo em seguida com um ponto a menos, e São Paulo e Palmeiras com 14. Ou seja, uma vitória separa o líder do sexto colocado.
Mas apesar do equilíbrio notório, o Bahia é o time que mais tem chances de conquistar o título brasileiro, de acordo com os dados da Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta que calcula as probabilidades de cada time ser campeão, garantir vaga na Libertadores ou cair para a Série B, fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O professor Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da UFMG, explica o motivo do Bahia ser o time com maior probabilidade de título, mesmo sendo o vice-líder e tendo o Flamengo como ‘rival’ na briga.
– No início do campeonato, o modelo considera que todos os times são iguais. A camisa de cada time não é considerada, por uma questão de impessoalidade. E somente os jogos de cada time no campeonato são levados em consideração. Com os jogos já realizados, mede-se os perfis de cada time, como mandante e visitante. Esses perfis são projetados nos jogos futuros por meio de milhões de simulações. No caso específico, o Bahia é um mandante melhor do que o Flamengo e o Flamengo é um visitante melhor do que o Bahia. Então, no futebol é mais provável a vitória do mandante do que do visitante. Assim, com somente esses jogos realizados, é mais provável que o Bahia consiga mais pontos do que o Flamengo, pelo fator classificação como mandante – disse Gilcione.
O especialista ainda destacou um motivo como exemplo para dar essa ‘vantagem’ para o Bahia na disputa pelo título. Segundo o professor, o fato do time baiano ter apenas um clássico é um fator importante no momento de calcular as probabilidades.
– Manter um desempenho considerável como visitante não é muito provável. Há um fato interessante é que o Flamengo possui mais clássicos do que o Bahia. Nesses jogos, jogar como mandante e como visitante são fundamentais. O Bahia só possui o Vitória, como clássico regional, já o Flamengo possui 6 clássicos, que em geral, são jogos imprevisíveis – finalizou.
Fonte EXTRA