Desfiles das Escolas de Samba do Rio acontecem hoje,11 e amanhã,12
Veja a ordem dos Desfiles na Sapucaí.
As Escolas de Samba do Rio de Janeiro que fazem parte do Grupo Especial Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz, desfilam hoje, 11 de fevereiro. Já amanhã, 12, será a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.
Enredos e Ordem dos Desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio
Porto da Pedra
O Tigre de São Gonçalo vai mostrar um desfile sobre o “Lunário Perpétuo: A Profecia do Conhecimento Popular”. Lunário Perpétuo é um calendário que evoca a era medieval, na época do século 14. Ele foi redigido na Espanha e, após 200 anos, chegou ao Brasil
Beija-flor
A Beija-flor de Nilópolis vai apresentar na Sapucaí o enredo “Um devaneio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. A agremiação da Baixada Fluminense, vai prestar homenagem à cidade de Maceió através do personagem Rás Gonguila, um filho de escravizados que acreditava ser descendente da nobreza etíope.
Salgueiro
Em seu enredo para o desfile de 2024, o Salgueiro apoia a causa do povo Yanomami. A escola de samba Vermelha e Branca da Tijuca terá como tema “Hutukara”, sob a direção do carnavalesco Edson Pereira. Na língua yanomami, hutukara significa “o céu primordial do qual a terra se originou”.
Grande Rio
Os Acadêmicos do Grande Rio inspiram-se na história lendária do livro do autor Alberto Mussa, os criadores de carnaval Gabriel Haddad e Leonardo Bora sugerem uma análise sobre o significado da onça na cena artística e cultural do Brasil, abordando assuntos como canibalismo e magia, na narrativa “O que nos aguarda é ser onça”.
Unidos da Tijuca
Na Sapucaí, a Unidos da Tijuca apresentará um enredo concebido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, explorando a trajetória de Portugal por meio das histórias e mitos lusitanos. Em “A saga dos fados”, não apenas o estilo musical será destacado, mas também o misticismo que permeia a nação desde os seus primórdios.
Imperatriz Leopoldinense
A Imperatriz Leopoldinense, atual campeã, buscará seu segundo título consecutivo com o enredo “Com a sorte virada para a lua segundo o legado da cigana Esmeralda”. É mais uma criação original de Leandro Vieira, inspirado na obra escrita por Leandro Gomes de Barros há mais de um século.
Mocidade Independente de Padre Miguel
Com a trama “Solicita caju que concedo… Pé de caju que proporciona!” a Mocidade Independente de Padre Miguel irá abordar na Sapucaí sobre a fruta do cajueiro, com suas narrativas, mitos e peculiaridades.
Portela
A Portela traz para a Marquês de Sapucaí o enredo “Uma falha de tonalidade”, inspirado no romance da autora Ana Maria Gonçalves, e vai retraçar os percursos imaginados da história da mãe Preta, Luíza Mahim.
Vila Isabel
A Unidos de Vila Isabel revisitará em 2024 o enredo “Gbala – Expedição ao Santuário da Origem”, de 1993. O samba-enredo de Martinho da Vila será novamente o ritmo da escola. A agremiação destacará a relevância das crianças para um mundo mais promissor, propagando os princípios e lições após o adoecimento do criador.
Mangueira
A Mangueira irá homenagear a artista Alcione. Com o enredo “A voz negra do futuro”, além de celebrar a “Marrom”, o desfile também irá mencionar o Maranhão, lugar de origem da cantora.
Paraíso do Tuiuti
Com o enredo “Honra ao Almirante Negro!”, a escola de São Cristóvão vai desfilar na Avenida celebrando a vida e trajetória de João Cândido, marinheiro brasileiro que se dedicou à batalha contra os abusos, a alimentação inadequada e os castigos físicos enfrentados pelos seus companheiros.
Viradouro
Fechando os desfiles, a Viradouro irá desfilar com o enredo “Força do Culto à Serpente”, que aborda a vitalidade presente no culto ao vodum serpente. Conforme Tarcísio Zanon, esta é a energia que se revelou em grandes confrontos na Costa ocidental da África e que impactou as batalhas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, lideradas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, uma linhagem de mulheres selecionadas por Dangbé.