Rio Muriaé está em cota de atenção e novo fenômeno trará mais chuvas para a região
Rio está com cota de atenção, com 2,89 metros.
A vazão do Rio Muriaé para o Rio Paraíba do Sul segue dentro da normalidade em 206 m³/s.
A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna informou, nesta quarta-feira (3) , que o Rio Muriaé está em sua cota de atenção, com 2,89 metros. As equipes da prefeitura informaram também que não há risco de transbordamento do rio , já que a quantidade de chuva que caiu hoje no município foi de 13,2 mm e o previsto, entre 5 e 15mm, para os próximos dias está dentro da quantidade que não representa riscos de inundação ou transbordamento do Rio Muriaé.
A secretaria destacou que a vazão do Rio Muriaé para o Rio Paraíba do Sul segue dentro da normalidade em 206 m³/s.
De acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo em Itaperuna para esta quinta-feira é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Ontem, 3 de janeiro, a Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna emitiu uma nota oficial sobre a situação do Rio Muriaé na cidade. Com o seguinte conteúdo:
A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna informa, nesta quarta-feira, dia 03 de janeiro, que o Rio Muriaé está em sua cota de atenção, com 2,89 metros, porém não há risco de transbordamento do Rio Muriaé, já que a quantidade de chuva que caiu hoje no município foi de 13,2 mm e o previsto, entre 5 e 15mm, para os próximos dias está dentro da quantidade que não representa riscos de inundação ou transbordamento do Rio Muriaé.
Informamos também que a vazão do Rio Muriaé para o Rio Paraíba do Sul está dentro da sua normalidade em 206m3/s.
Fonte J3News
Em Cardoso Moreira a Prefeitura Municipal e a secretaria de Defesa Civil até o início da tarde desta quinta-feira,4, não emitiu nenhuma nota ou comunicado para informar a população sobre a situação do Rio Muriaé no município.
Já o município de Italva desde ontem, 3 de janeiro, divulgou Nota, comunicado e telefone de contato, caso alguém necessite de ajuda. Veja a abaixo:
“Alerta Defesa Civil de italva! Por conta das constantes chuvas, a Defesa Civil de Italva pede atenção redobrada aos Italvenses que moram perto de encostas. Qualquer sinal de anormalidade evacue o local imediatamente, indo para um abrigo em local seguro e entre em contato com a Defesa Civil e/ou Corpo de Bombeiros. Em caso de necessidade entre em contato pelos telefones: (199) e (22) 99930-2199.”
Veja a previsão para o sudeste e o país.
A chuva vai aumentar, nesta quinta-feira, 4 de janeiro, entre o Norte e o Sudeste, com destaque para o litoral, entre Espírito Santo e São Paulo.
Há previsão de grande volume de água entre o estado capixaba, o fluminense e o centro mineiro. Além disso, também devem ocorrer raios e ventos fortes. O temporal vai atingir também Goiás, o norte de Mato Grosso, Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.
Na maior parte do país, pancadas isoladas. Já entre o litoral do Ceará e Alagoas, o sol predomina. Assim como entre o norte do Amazonas e de Roraima e entre Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
O que está acontecendo entre Norte e Sudeste
Aquele rio flutuante que sai da Amazônia em direção ao Sul está encontrando uma nova rota, influenciado por um novo corredor de ventos entre o Norte e o Sudeste. É a Zona de Convergência do Atlântico Sul que, geralmente, se forma no fim do verão. Porém, já está em atuação.
Temperatura e precipitação
Florianópolis, SC: 22 a 26°C com 83% de chance de chuva de 15mm
São Paulo, SP: 20 a 30°C com 67% de chance de chuva de 25mm
Cuiabá, MT: 24 a 31°C com 83% de chance de chuva de 20mm
Maceió, AL: 24 a 31°C sem chance de chuva
Belém, PA: 24 a 30°C com 90% de chance de chuva de 15mm
Fonte SBT News