Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes faz Audiência Pública sobre as práticas da Enel
Iniciativa partiu do vereador Juninho Virgílio.
Por iniciativa do vereador Juninho Virgílio, presidente da Comissão para Defesa dos Consumidores, a Câmara de Vereadores de Campos realizou na manhã de hoje, 19 de dezembro.
uma Audiência Pública para tratar sobre as ações e falhas da Enel no município. A sessão foi aberta com uma exposição dos representantes da empresa de energia apresentando números e explicando as demandas e o funcionamento da concessionária, para logo em seguida ser questionada pela Secretaria de Iluminação Pública, Procon/Campos, Defesa Civil, CDL, Condomínios e vereadores tanto de oposição quanto da situação.
O subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias cobrou mais agilidade da Enel em relação à fiação caída nas ruas. “É uma responsabilidade da empresa e isto expõe risco aos cidadãos no município”, disse. Já Alcemir Pascoutto, da Secretaria da Defesa Civil, questionou a questão das podas em árvores junto aos postes de alta tensão, cujo trabalho deve ser feito pela concessionária haja vista o perigo nesse manuseio.
Carlos Fernando Monteiro da Silva, Guru, chefe do Procon/Campos expôs que a Enel é uma das campeãs em reclamações no órgão. “Diferente da concessionária Águas do Paraíba, dificilmente a Enel faz acordos com os consumidores impondo aos mesmos a pressão sob risco de cortes de energia”, pontuou.
Fábio Paes, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) cobrou uma solução para a fiação exposta no centro histórico de Campos. Lembrou que existe uma obra subterrânea desde o governo Rosinha, mas que nada foi feito por parte da concessionária para a remoção dos postes e fiação, em sintonia ao que foi planejado pela Prefeitura de Campos. Já o síndico do Condomínio Athenas, André Amaral, apresentou uma série de reclamações sobre a constante falta de energia na região.
O vereador Nildo Cardoso questionou o porquê da região Norte do município estar sem energia desde domingo (17), prejudicando centenas de produtores rurais e mais de 30 mil habitantes, além da precária instalação elétrica na área, com postes de até 100 anos de idade. Já o vereador Álvaro Oliveira fez um resumo de reclamações sobre o péssimo atendimento da Enel e cobrou uma administração mais competente. Nessa mesma linha, também cobraram a empresa o vereador Hélio Nahim, Pastor Marcos Elias, Silvinho Martins e Dandinho de Rio Preto.
A representante da Enel, Andrea Andrade, apresentou os serviços da concessionária. Em todo o estado do Rio de Janeiro, a empresa atende a 66 municípios, totalizando aproximadamente 2,7 milhões de clientes. O serviço abrange cerca de 73% do território fluminense.
Já Alessandro, que é responsável pela base da Enel em Campos, destacou que entre os anos de 2021 e 2023, foram investidos R$43,9 milhões no município. De acordo com ele, entre 2017 e 2022 houve queda no número de interrupções de energia elétrica e no tempo de duração dessas interrupções. O representante ainda disse que o período de verão é crítico. Por isso, a concessionária trabalha com acréscimo de equipes, estudo do histórico e criação de fluxo de atendimento emergencial.
Fonte J3News