Nadador Guilherme Costa bate recorde No Pan e já pensa nas Olímpiadas
“Quero chegar lá e ganhar” disse o atleta.
Nadador avalia participação nos jogos Pan-Americanos com quatro ouros conquistados.
Quatro medalhas de ouro conquistas no Pan de Santiago e um pensamento determinado para as Olímpiadas de 2024: “Não quero ir para participar da final”. Guilherme Costa é um dos principais nomes da natação brasileira e voltou do Chile depois de subir no lugar mais alto do pódio nos 1500m, 800m, 400m livres e revezamento 4x200m.
“É muito bom! Ganhar as quatro medalhas de ouro, ainda mais rotina que a gente teve lá, foi muito difícil. Mas foi muito bom ver toda a repercussão que teve. Tinha muita gente na torcida do Brasil, ficavam fazendo maior barulho. Foi muito bom!” Guilherme Costa, quatro medalhas de ouro no Pan
O carioca de 29 anos entrou para história ao se tornar o primeiro nadador a conquistar medalhas de ouro nessas quatro categorias em uma mesma edição do Pan. O sucesso em Santiago veio depois de algumas mudanças físicas e de técnica.
“Acho que a gente fez bastante coisa nova e eu melhorei a preparação física e melhorei algumas coisas. Mudei principalmente a parte muscular, eu estava bem mais pesado do que eu nado normalmente. Eu estava com 3kg a mais de massa, então eu ainda estou adaptando. Foi o primeiro teste e acho que até Olimpíadas vou melhorando”, disse Guilherme Costa, em entrevista à CNN.
A nova rotina de treino é recente e os resultados foram positivos. O planejamento é para chegar no auge em Paris 2024.
“Eu gostei bastante dos resultados para essa fase de treinos. Eu acho que fiz nove semanas de treinos, que é um período muito pequeno ainda, mas acho que eu estou no caminho certo e estou gostando. Acho que ao longo do tempo vou adaptando melhor a nadar desse jeito. Eu mudei algumas questões de técnica também, então, com o tempo, isso tudo vai melhorando”, completou.
Para os Jogos Olímpicos do ano que vem, Guilherme Costa encara a pressão por medalhas como incentivo. O nadador vai para Olímpiada em busca de mais ouros para o Brasil.
“Estou muito motivado para Olímpiada. Eu gosto de nadar na pressão quando esperam muito de mim, me sinto bem com isso. Me dá mais vontade. Eu continuo com o mesmo discurso. Eu quero chegar lá e ganhar. Não quero ir para participar da final. Então eu tenho que estar pronto para nadar muito rápido porque vai precisar”, disse o nadador.