‘Meu marido quase morreu e não foi em campo de batalha’, diz esposa de turista russo esfaqueado em assalto
Casal estava de férias e foi assaltado no Rio.
A ucraniana Viktoriia Zorina, de 29 anos, estava com o marido russo Konstantine Glazkov, de 32 anos, passeando pelo Centro do Rio, na manhã de domingo, o último dia de viagem, quando foram vítimas de uma tentativa de assalto na Avenida Chile. O turista levou uma facada no peito, foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, e recebeu alta às 11h40. Viktoriia, agredida no chão, assistiu ao crime que a fez lembrar da guerra entre seus países de origem: “Meu marido quase morreu e não foi em um campo de batalha. Isso é muito mais difícil”, diz.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia fez o casal se mudar para Dubai há um ano. A decisão foi tomada pelo risco de Konstantine precisar servir ao exército russo. Viktoriia Zorina, que é aeromoça, compara a violência do Rio aos últimos momentos vividos na Ucrânia.
— Aqui (no Rio) não tem nenhuma guerra, diferentemente da Ucrânia, onde todas as cidades estão destruídas. Vemos lindas praias, pessoas passeando normalmente com os cachorros e, repentinamente, a nossa vida fica em perigo. Meu marido quase morreu e não foi em um campo de batalha. Isso é muito mais difícil. Ele deixou a Rússia porque não queria lutar contra os ucranianos. Ele tinha medo de ser convocado ou terminar preso por apoiar a Ucrânia — explica a mulher.
Medo de voltar ao Rio
Com o crime, o casal revelou que teme retornar ao Rio. Viktoriia conta que, a princípio, darão preferência a outros destinos, “mais seguros”. No entanto, pensa em uma nova viagem, daqui a alguns anos, para ressignificar a experiência.
— É difícil dizer se voltaríamos depois de tudo o que aconteceu. Por agora, vamos priorizar cidades com lindas paisagens também, mas que sejam mais seguras. Pode ser que daqui a alguns anos, quando passar esse sentimento de insegurança. As pessoas aqui são muito amáveis e receptivas — destaca Zorina.
Como o crime aconteceu
Konstantine e Viktoriia estavam passeando pelo Centro do Rio quando sofreram uma tentativa de roubo. O turista teria reagido e levado uma facada no peito. Já a companheira, foi agredida no chão. Nenhum pertence foi levado.
Uma equipe do 5° BPM (Praça da Harmonia) conseguiu localizar e prender uma mulher suspeita de envolvimento no crime. A faca usada no assalto foi apreendida. Segundo a Polícia Militar, o turista foi socorrido por policiais do Segurança Presente e encaminhado para o Hospital municipal Souza Aguiar, também no Centro. Ele teve alta por volta de 11h40. A ocorrência foi registrada na Delegacia especial de Atendimento ao Turista (Deat).
Fonte EXTRA