Cardoso Moreira está entre as cidades que terá observação monitorada do eclipse do sol

Mirante do Cristo será o local de observação.

Foto Editor

Hoje, 14 de outubro, se as nuvens ajudarem e se dispersarem, a partir das 15h40 até às 17h20 o Mirante do Cristo de Cardoso Moreira vai ser um dos locais oficiais para a observação do Eclipse Parcial do sol, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

O fenômeno vai poder ser visto de forma completa primeiro no Amazonas por volta de 12h05, seguindo para Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, até por volta das 17h50. O eclipse solar anular acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o astro, cria-se um “anel de fogo” no céu.

Divulgação

” A Observação do eclipse parcial do Sol no dia 14 de outubro é um momento muito especial. É um maravilhoso espetáculo da natureza. É necessário ter muito cuidado para observar o eclipse, porque podem ocorrer danos irreversíveis à visão. Nunca observem o Sol a olho nu e nunca utilizem binóculos ou telescópios. O uso destes equipamentos causará a perda da visão.” Alerta o astrônomo Marcelo Souza Oliveira, que faz parte do Clube de Astronomia Louis Cruls, que está organizando 20 postos para visualização em municípios da região, entre eles, como já foi citado acima, Cardoso Moreira, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Aperibé e São João da Barra, onde terá uma central na Reserva Caruara, criada para coordenar a observação do eclipse parcial do Sol na região.

Milhares de óculos especiais para a Observação segura do Eclipse, doados pela Charlie Bates Solar Astronomy Project, e que chegaram ao Brasil através do apoio do MCTI, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, estarão disponíveis para todos que forem até os locais oficiais de observação, na tarde de hoje,14.

Veja abaixo a forma correta e incorreta de se observar um Eclipse Solar.

Divulgação
Divulgação
Reprodução Google

Veja abaixo locais de observação nas cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *