Mingau, baixista da Banda Ultraje a Rigor, foi baleado em Paraty
Musico e um amigo estava em área de tráfico, quando carro foi baleado.
O baixista do Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral – mais conhecido como Mingau – foi baleado na cabeça na noite deste sábado, 2 de setembro, quando passava de carro perto da Praça do Ovo, na Ilha das Cobras, em Paraty, no Rio de Janeiro.
O músico foi transferido de helicóptero do Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, local do primeiro atendimento, para o Hospital São Luiz Itaim, na Zona Sul de São Paulo, no início da tarde deste domingo (3). Seu quadro de saúde é estável.
De acordo com o delegado Marcello Russo, da 167ª DP, responsável pelas investigações, a região onde Mingau foi baleado é dominada pelo tráfico e um conhecido ponto de venda de drogas.
No momento dos tiros, Mingau dirigia seu carro modelo Ford Ranger e levava um amigo no banco do carona. Após o primeiro atendimento do Corpo de Bombeiros no local, o amigo do músico disse à Polícia Militar, de acordo com a prévia da ocorrência da PM, que ele e Mingau foram até o bairro Ilha das Cobras para comprar drogas.
Conflito de versões
O relato do amigo de Mingau à Polícia Militar não foi o único dado às autoridades após o crime em Paraty. Na delegacia, em depoimento à Polícia Civil, o rapaz não contou sobre ter ido comprar drogas no local.
Segundo esse depoimento, os dois estavam indo fazer um lanche, quando o carro em que estavam foi alvo de disparos.
Mingau e o amigo, de acordo com o depoimento na delegacia, estavam na casa do músico, localizada no Morro do Cepilho, em Trindade, distrito de Paraty, por volta das 22h.
Eles deixaram a casa de Mingau e foram até um caixa eletrônico do banco Bradesco, em Paraty, onde o músico efetuou um saque. Em seguida, os dois se dirigiram para a região da Ilha das Cobras.
O carona contou que ao chegar na região foi alvo dos tiros e se abaixou para se proteger. Ele percebeu que Mingau caiu para o seu lado logo após os primeiros disparos. Em seguida, o veículo perdeu o controle e bateu no portão de uma casa.
O amigo do músico disse ainda que assim que encostou em Rinaldo percebeu que ele estava ferido na cabeça.
Mingau foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital municipal Hugo Miranda. Contudo, a unidade não contava com um neurocirurgião, o que impediu um melhor tratamento do músico. Durante a madrugada, a família e conhecidos fizeram buscas por aeronaves com UTI móvel para o transporte e não tinham conseguido.
Transferido para SP
Na manhã deste domingo, o Corpo de Bombeiros do Rio fez a transferência de Mingau do hospital municipal Hugo Miranda, em Paraty, para o Hospital São Luiz Itaim, na Zona Sul de São Paulo.
De acordo com o site da banda, Mingau faz aniversário neste domingo. Detalhes sobre o que aconteceu com o baixista, além do estado de saúde dele, não foram divulgados até a publicação desta reportagem.
Rinaldo Amaral está no Ultraje desde 1999. A banda, no entanto, surgiu na década de 1980. Durante a carreira, o grupo emplacou diversos sucessos no cenário musical brasileiro, como “Inútil”, “Ciúme” e “Nós vamos invadir sua praia”.
Fonte g1