Fluminense volta a vencer fora de casa após quase quatro meses
Última vitória tinha sido de 2 a 0 sobre o Cruzeiro em Belo Horizonte.
A vitória por 3 a 1 sobre o Olimpia, em Assunção, que levou o Fluminense à semifinal da Libertadores, também representou o fim de uma incômoda sequência. Jogando como visitante, o tricolor não sabia o que era vencer desde o dia 10 de maio, quando fez 2 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Desde aquela partida em Belo Horizonte, há quase quatro meses, foram 11 jogos sem vitória: três empates e oito derrotas, incluindo Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Logo após o triunfo no Mineirão, inclusive, o time de Fernando Diniz emendou cinco derrotas seguidas sem sequer marcar gols.
No total, foram 113 dias sem triunfar como visitante. Está inclusa nesta conta a derrota para o Flamengo no Maracanã, que significou a eliminação na Copa do Brasil — mesmo em campo neutro, o Flu era visitante.
Apesar de perder para adversários fortes, como o River Plate, em Buenos Aires, ou o Botafogo (líder do Brasileiro), no Nilton Santos, o Fluminense também teve tropeços contra equipes que estão mal na temporada. Isso inclui o empate com o Goiás, 14º colocado do campeonato, e a derrota para o Coritiba, que está na zona de rebaixamento.
Como mandante e visitante, são duas temporadas diferentes. Jogando em seus domínios, o Fluminense não perde há 23 jogos — 18 vitórias e cinco empates — e tem a maior sequência em vigência no futebol brasileiro. A classificação com um triunfo no hostil Defensores Del Chaco pode ser uma virada de chave no desempenho fora de casa.
Últimos jogos do Fluminense fora de casa:
- 10/05 – Cruzeiro 0 x 2 Fluminense (Brasileirão)
- 20/05 – Botafogo 1 x 0 Fluminense (Brasileirão)
- 25/05 – The Strongest 1 x 0 Fluminense (Libertadores)
- 28/05 – Corinthians 2 x 0 Fluminense (Brasileirão)
- 01/06 – Flamengo 2 x 0 Fluminense (Copa do Brasil)
- 07/06 – River Plate 2 x 0 Fluminense (Libertadores)
- 11/06 – Goiás 2 x 2 Fluminense (Brasileirão)
- 01/07 – São Paulo 1 x 0 Fluminense (Brasileirão)
- 24/07 – Coritiba 2 x 0 Fluminense (Brasileirão)
- 01/08 – Argentinos Juniors 1 x 1 Fluminense (Libertadores)
- 13/08 – Grêmio 2 x 1 Fluminense (Brasileirão)
- 27/08 – Athletico-PR 2 x 2 Fluminense (Brasileirão)
- 31/08 – Olimpia 1 x 3 Fluminense (Libertadores)
Fator Alexsander?
Coincidentemente, a última vitória fora de casa do Fluminense havia sido justamente na partida em que o meia Alexsander se machucou. O jovem de 19 anos, que atua como volante e lateral esquerdo, vinha fazendo grande temporada e sendo peça chave no esquema de Diniz, quando machucou o joelho esquerdo contra o Cruzeiro.
Durante a recuperação, ainda teve uma lesão de grau 3 na coxa direita e precisou estender o tempo no departamento médico. Ao todo, ele ficou fora da equipe por mais de três meses, e só voltou aos gramadas na partida da semana passada contra o Olimpia.
Também atuou no empate com o Athletico-PR, em Curitiba, quando o Flu quase venceu — levou o gol da igualdade nos acréscimos do segundo tempo. Na classificação de ontem, Alexsander voltou a entrar em campo e viu seu time finalmente vencer como visitante.
O próximo jogo fora de casa será o clássico contra o Vasco, pela 23ª rodada do Brasileirão (em estádio a definir). Neste domingo, às 16h, o Fluminense recebe o Fortaleza no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Fonte EXTRA