Reciclagem em Cardoso Moreira é sucesso, mesmo sem apoio dos poderes públicos

Só este ano, 197 toneladas de resíduos sólidos foram coletadas pelos catadores.

Foto Divulgação

Mesmo sem nenhum apoio ou reconhecimento dos poderes públicos a RECICLAR – Cooperativa Popular de Trabalho e Reciclagem de Cardoso Moreira vem realizando um trabalho excepcional, super significativo, no município do Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

Devido o trabalho de mais de 30 catadores e catadoras, envolvidos direta e indiretamente à coleta de materiais recicláveis, só este ano, 197 toneladas de resíduos sólidos foram coletadas. Segundo Júlio Cesar Barcelos Ribeiro, diretor presidente da Cooperativa: “Todo esse material foi entregue para reutilização nas indústrias, isso é a Logística reversa, avançando em nossa cidade. Temos os certificados de Destinação Final (CDF). Acompanhados das notas, manifestos e XML. Todos entregues ao RECUPERA- Programa de Logística Reversa.”

Divulgação

A partir deste mês de agosto a Cooperativa conseguiu concretizar mais um objetivo, após conseguir uma parceria com a indústria de vidros. Com isso, será possível também, a realização da coleta desse tipo de material em Cardoso Moreira. Até então, só eram coletados outros materiais, tais como: Papel, plástico, óleo de cozinha, entre outros, menos as garrafas e todos os demais objetos de vidro.

Divulgação

“Nosso trabalho depende de toda população. Nossos catadores e catadoras já retiraram toneladas de material reciclável das Ruas de nossa cidade. Mas existem também, pessoas da comunidade, donas de casa, comerciantes, que trazem até o nosso depósito lixo seco, gerados em suas casas e seus comércios.” Disse Júlio Cesar. Ele ainda falou: “E cada um pode doar, fazer a sua parte, doando materiais recicláveis a esses guerreiros e guerreiras, nossos catadores, que cuidam do nosso meio ambiente, deixam nossa cidade mais limpa e não recebem nenhuma ajuda dos Poderes Públicos do município de Cardoso Moreira. Nem mesmo o reconhecimento pelo serviço prestado a toda população, gratuitamente.”

“E cada cardosense, qualquer um de nós, pode fazer a sua parte, para isso basta separarmos os vidros, não jogar no lixo comum. Separar as caixas Tetra Pak (caixinhas de leite, sucos, molho de tomate, etc.). Material plástico (Garrafas Pet, embalagem de shampoo, detergente, produtos de limpeza, embalagem de manteiga, Guaravita, potes variados, etc.), livros, papelão; qualquer tipo de papel. Sucata de ferro e metais em geral. Mangueiras d’agua. Óleo de cozinha, ou seja, tudo que pode ser reciclado.” Finalizou o diretor presidente da RECICLAR.

E se você não puder levar até a RECICLAR, o material separado em sua casa ou comércio, existe o DISK COLETA: 22 – 992622109. Basta ligar ou enviar um WhatsApp que a coleta será feita no endereço que for solicitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *