Abalo sísmico atingiu São Paulo nesta,manhã de sexta-feira,16.

Tremores foram sentidos em dezenas de municípios.

Vale do Ribeira, no interior de São Paulo — Foto: Prefeitura de Registro/Divulgação

Os tremores foram sentidos em dezenas de municípios da Baixada Santista, Vale do Ribeira e, também, no interior de São Paulo, por volta das 8h20. Moradores, assustados, precisaram sair de casa com medo de que as estruturas cedessem.

O Instituto de Sismologia da USP notificou um abalo de magnitude 3,9 na região de Itariri (SP), às 8h11 desta sexta-feira, 16 de junho. A Defesa Civil de São Paulo afirma ter registrado dois abalos sísmicos.

Informações iniciais apontam que o tremor foi sentido com mais intensidade na cidade de Miracatu. Pelo menos dois abalos sísmicos, de intensidade 4,7 e 4,9, foram registrados de acordo com a Defesa Civil. O g1 conversou com moradores e comerciantes da região que sentiram o fenômeno.

“Estava no quarto, senti tudo tremer e veio o alerta no meu celular e no dos meus filhos”, disse Eliana Diniz, moradora de Peruíbe que recebeu um alerta diretamente no celular sobre os tremores. “Eu pensei que era alguém me sacudindo. Olhei para o lado e não tinha ninguém”, completa.

Reprodução G1

Incomum

Abalos sísmicos perceptíveis não são comuns no Brasil. Em fevereiro, o g1 publicou uma reportagem mostrando que o risco do País sofrer terremotos de grande escala é muito baixo. Apesar disso, em agosto do ano passado, por exemplo, oito tremores de terra foram registrados na costa do estado do Rio Grande do norte. Na ocasião, segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3,7 e chegou a ser sentido pela população. Apesar disso, nessa magnitude, raramente o tremor causa danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *