Juca Chaves morre aos 84 anos
O artista morreu em Salvador-BA.
O cantor, compositor, músico e humorista Juca Chaves morreu na noite do último sábado,25 de março, aos 84 anos, no Hospital São Rafael em Salvador (BA). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade neste domingo,26 de março. que explicou que a causa da morte aconteceu devido a problemas respiratórios.
“O Hospital São Rafael lamenta a morte do paciente Juca Chaves na noite deste sábado, 25 de amrço, devido a complicações de problemas respiratórios e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informava a nota enviada à reportagem.
Juca tinha problemas cardíacos e foi internado com problemas respiratórios. O artista deixa a mulher, Yara Chaves, e as duas filhas, Maria Moreno e Maria Clara. Ele vivia com as três no bairro de Itapuã, na capital do Estado da Bahia, cidade de Salvador.
Procurada pela reportagem, a administração do Cemitério Bosque da Paz informou que o velório de Juca está previsto para começar às 14h30 deste domingo. O corpo do artista será cremado, às 16h30.
Compositor e humorista desafiou a ditadura
Munido de um humor ácido e letras questionadoras, Juca Chaves ficou reconhecido por burlar a censura e criticar a ditadura nos anos 1960 com suas composições. Exilado do Brasil em 1970, o artista buscou refúgio em Portugal – onde também manteve seu tom crítico diante o regime político do país europeu. As canções de Chaves também não agradaram as autoridades portuguesas e, após uma performance em que criticou o ditador Antonio de Oliveira Salazar, ele teve de buscar novo exílio na Itália.
Nascido no Rio de Janeiro e considerado um dos principais nomes da Bossa Nova, Juca ficou conhecido como “O Menestrel Maldito” graças ao apelido dado pelo Poeta Vinicius de Moraes.
Fontes: G1 e Carta Capital