Ministra do Turismo é Italvense/Cardosense
Daniela foi a Deputada Federal mais votada no Estado.
Daniela Moté de Souza Carneiro, mais conhecida como Daniela do Waguinho, foi anunciada como a futura Ministra do Turismo do “governo Lula”, a partir de janeiro de 2023.
Daniela que nasceu em Italva e é filha da cardosense Adelça, que vem ser filha de Jair Batista Moté (Daínha) e de Onofre Pereira Moté, foi a candidata a deputada Federal mais vota nas última Eleições de outubro, quando obteve 213.706 votos.
O ministério do Turismo é responsável pelo desenho e execução de políticas públicas no setor de Turismo. E tem o objetivo de ampliar a produtividade e a competitividade do setor turístico, assim como para promover e dar acesso às diferentes formas de manifestação cultural no país.
Em seu Perfil Oficial na Rede Social Instagram a futura ministra postou:
“Sinto-me honrada em ser anunciada como Ministra do Turismo pelo presidente Lula. Hoje é um dia muito especial. Aceito essa missão com muito entusiasmo. Não faltará empenho, dedicação e garra.
A pasta do turismo é essencial para o nosso país e para a economia. Temos um grande desafio pela frente: fomentar cada vez mais o turismo brasileiro.
Agradeço ao presidente Lula pela confiança, à primeira-dama, Janja, ao meu esposo e líder, Waguinho, a minha família, aos meus amigos, a minha equipe e a Deus. Este é, sem dúvidas, o maior desafio que terei em minha trajetória política. Reafirmo o meu compromisso em seguir realizando uma política de resultados, que possa transformar a vida das pessoas e fazer o Brasil avançar!”
Perfil de Daniela Moté de Souza Carneiro – Fonte: G1
Daniela do Waguinho estreou na política em 2018, ao ser eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro. Na época, foi a candidata mais votada do MDB no estado.
Antes disso, Daniela – que é casada há 23 anos com Waguinho – só tinha trabalhado na Secretaria Municipal de Educação do Rio, em 2003, por conta de sua formação como pedagoga.
Passou também pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, também do Rio, e só foi voltar a atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo em 2017, quando começou a desenhar seu futuro político.
Waguinho, que também é presidente do União Brasil no Rio, chegou a cogitar a indicação de Daniela como candidata a vice na chapa de reeleição do governador Cláudio Castro (PL).
Na campanha à Câmara, Daniela usou como principais plataformas a defesa da mulher, da criança – com ênfase nos autistas – e do idoso.