As 11 maiores revelações do Campeonato Brasileiro 2024

Estêvão, do Palmeiras, lidera ranking

Foto: Editoria de Arte

Lista foi elaborada pela equipe de Esportes do GLOBO e escolheu as 11 maiores revelações do Campeonato Brasileiro 2024.

As categorias de base do Palmeiras têm se mostrado uma fonte inesgotável de talentos. Um ano depois de Endrick conduzir o alviverde rumo a mais um título brasileiro, foi a vez de Estêvão brilhar na equipe liderada pelo técnico Abel Ferreira. Assim como seu ex-colega de time, que hoje defende o Real Madrid, Estêvão, de 17 anos, venceu por unanimidade a eleição promovida pelo GLOBO para reconhecer as maiores revelações da Série A do Brasileirão.

O ano irregular do Palmeiras impediu que Estêvão coroasse com um título sua excelente temporada. Mas os números mostram como ele foi a face mais virtuosa do time, com 13 gols e nove assistências ao longo das 31 partidas que disputou no Brasileiro, 26 delas como titular. Os números superam os do próprio Endrick em 2023.

E as semelhanças entre as revelações alviverdes dizem respeito também ao futuro. Como o hoje atacante merengue, Estêvão foi vendido antes mesmo de se tornar maior de idade, numa operação que pode atingir 61,5 milhões de euros (R$ 388 milhões em valores atuais), entre uma parcela fixa e outra variável por metas. Depois do Mundial de Clubes, a ser disputado nos Estados Unidos entre junho e julho do ano que vem, ele se transferirá para o Chelsea, da Inglaterra. Será mais um passo de uma carreira já invejável. Em setembro, após ser convocado pelo técnico Dorival Júnior para a seleção brasileira pela primeira vez, ele se tornou, diante do Equador em partida pelas Eliminatórias da Copa, o quinto mais jovem a entrar em campo com a camisa da amarelinha, atrás de Pelé, Edu, Coutinho e… Endrick.

— Estêvão junta o craque com o goleador, e isso é muito difícil. Ele é um craque com a bola, possui o DNA do Brasil, e tem a eficácia de um goleador. Essa combinação é sua grande diferença — descreve João Paulo Sampaio, coordenador geral da base do Palmeiras.

O número 1 do Ranking – Estevão do Palmeiras- Reprodução Google

Estêvão não é o único alviverde na safra de 2024. O zagueiro Vitor Reis, titular em 16 jogos, ficou com a medalha de bronze. Entre eles está outro representante paulista, Breno Bidon, meio-campista do Corinthans. Os quatro do Rio também estão representados: pelo alvinegro Cuiabano; pelos rubro-negros Evertton Araújo e Lorran; pelo tricolor Kauã Elias; e pelo cruz-maltino Mateus Carvalho.

As 11 revelações — Foto: Arte O GLOBO

Esta é a oitava vez que O GLOBO reverencia as joias do futebol brasileiro. São elegíveis os jogadores sub-23 que tenham participado de ao menos um terço das partidas (13) da última Série A e que não tenham um número superior de aparições em edições anteriores do torneio.

LINHA DO TEMPO DOS VENCEDORES

Arthur (2017)

Meia de bom passe, Arthur se destacou no Grêmio que conquistou a América. Na Europa, porém, não decolou e já passou por Barcelona-ESP, Liverpool-ING, Fiorentina-ITA e Juventus-ITA.

Pedro (2018)

Revelado no Fluminense, Pedro defendeu a Fiorentina-ITA antes de ser repatriado pelo Flamengo. Brilhou na temporada, com 30 gols, até sofrer grave lesão. Sua volta é ansiada pela torcida.

Michael (2019)

Destaque no Goiás, o ponta Michael teve uma primeira passagem pelo Flamengo e deslanchou sob o comando de Jorge Jesus no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em agosto, retornou ao rubro-negro.

Gabriel Menino (2020)

Uma das revelações do Palmeiras campeão da América, Gabriel Menino, que pode ser meia ou lateral, é o único da lista a não ter se transferido para a Europa. Hoje, é reserva no alviverde.

André (2021)

Referência do meio-campo do Fluminense, André se destacou na campanha do título da Libertadores de 2023. Em agosto, foi vendido para o Wolverhampton-ING. Tem atuado pela seleção.

Vitor Roque (2022)

Depois de brilhar pelo Athletico, o atacante Vitor Roque foi vendido para o Barcelona-ESP. Mas seus primeiros meses por lá foram turbulentos, e ele agora ensaia a volta por cima no Betis-ESP.

Endrick (2023)

Fenômeno a ponto de ter sido vendido pelo Palmeiras ainda menor de idade, o atacante Endrick passa por dificuldades para se firmar no Real Madrid e também oscila na seleção brasileira.

Fonte Esporte – O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *