Filhos de jogadores seguem os pais e fazem contratos com grandes clubes
Jovens fecham com times daqui e de fora
Filho de Ronaldinho Gaúcho deixou o Barcelona e assinou com clube inglês.
Desde pequenos, eles já estavam acostumados ao som da torcida, a correr pelos gramados e, consequentemente, ao peso do sobrenome que, sem dúvidas, se tornou símbolo de genialidade e respeito no futebol. É quase como se, para esses meninos, o futebol fosse parte do próprio DNA. Jogadores consagrados estão deixando seus legados e passando o bastão para uma nova geração que carrega consigo o desafio de honrar esses feitos, mas sem o peso da comparação com os pais que se tornaram ídolos em diferentes clubes. Uma nova geração está surgindo, convivendo com os desafios e glórias que seus mentores experimentaram no esporte. Com talentos herdados, os futuros futebolistas estão transformando privilégios em carreiras e tentando construir suas próprias histórias no campo.
Filho Ronaldinho Gaúcho assina com clube inglês
Filho do astro Ronaldinho Gaúcho, João Mendes, de 19 anos, deixou a casa onde o pai ainda é considerado um ídolo. O jogador integrava a categoria de base do Barcelona até junho desse ano. Foi o próprio Ronaldinho que levou o rapaz para fazer testes no clube catalão em 2023. Com sua chegada, um jornal espanhol afirmou que muitos torcedores acreditavam que ele ainda não “tinha a mesma magia de seu pai ou um nível particularmente elevado”, mas João chegou a treinar entre os profissionais do Barcelona.
Na última quarta-feira, João assinou contrato com o Burnley, da segunda divisão da Inglaterra. No início da semana, ele chegou ao Reino Unido e fez exames médicos. O atleta fechou contrato até 2026 com o clube. Antes de partir para o futebol internacional, o filho de Ronaldinho iniciou no esporte aos 13 anos, na base do Cruzeiro, onde chegou a ganhar títulos pelas categorias que disputou.
Filho de Hulk Paraíba jogam no Palmeiras
Aos 15 anos, Ian Sousa, é jogador de futebol, assim como o pai, o atacante do Hulk Paraíba, do Atlético-MG. Após um período de avaliação, o jovem assinou contrato para atuar pela categoria de base do Palmeiras e já está atuando pelo clube. O filho mais velho de Hulk, mesmo que indiretamente, está realizando um sonho do pai. O atacante é torcedor declarado do Verdão desde a infância. Antes de fechar com o Galo, ele quase fechou contrato com o clube paulista.
E não é só Ian que está seguindo os passos do pai. Tiago Sousa, de 12, segue dando os primeiros passos da carreira no clube Água Santa, de Diadema, na Grande São Paulo. O irmão mais velho também integrou a equipe antes de atuar pelo Palmeiras. OS meninos são fruto do casamento de Hulk com a ex-mulher, a empresária Iran Ângelo. Aliás, é a mãe que faz questão de postar e comemorar as conquistas dos filhos e torcer em dias de jogos.
Filhos de Marcello atuam pelo Real Madrid e Fluminense
Enzo Alves, filho mais velho de Marcelo, lateral-esquerdo do Fluminense, está voando em campo. Com apenas 14 anos, o jovem integra o sub-15 do Real Madrid, da Espanha, e é considerado uma “joia” no clube. O primeiro contrato profissional de Enzo foi assinado em 2022, mas ele integra as categorias de base do clube merengue desde 2017. No ano passado, o primogênito de Marcelo foi convocado para a seleção do grupo, por ter dupla cidadania, ele pôde defender o país sem problemas.
Mas não é só Enzo que está seguindo os passos do pai. O pequeno Liam Alves, de 9, também tem trilhado os primeiros passos no esporte. O menino está passando pelo processo de transição do futsal tricolor para o futebol. Ele tem jogado no time de base do Fluminense, clube que o pai foi revelado e atua até hoje.
Davi Melo vive boa fase como titular do Flu
Tendo o pai como um exemplo de profissional, Davi Melo, filho do zagueiro Felipe Melo, declarou recentemente que quer ser reconhecido pelo seu trabalho e construir a própria história. E o jovem de 18 anos está conseguindo. Jogador do sub-20 do Fluminense, ele vive uma boa fase como titular: são 11 jogos, oito vitórias e três empates, nesta temporada, entre Carioca e Brasileirão.
Seu primeiro contrato profissional foi assinado no ano passado, e o volante possuí vínculo com o clube até 2025. Na última quinta-feira, ele falou à “TV Flu” sobre a influência do pai em sua carreira: “Estou construindo a minha própria história, seguindo meus próprios passos. Meu pai sempre vai ser um espelho, um exemplo a ser seguido. Ele me ajuda muito sempre que pode com conselhos, mas eu cresci vendo ele jogar e, claro, me inspiro muito. Mas estou construindo minha trajetória e é nisso que estou focado”, afirmou em entrevista.
Filhos de Thiago Silva seguem em clube europeu
Sem planos de voltar para o futebol internacional, Thiago Silva mantém o seu legado através dos filhos, Isago e Iago, de 15 e 13 anos. Enquanto o pai retornou ao Brasil para atuar pelo Fluminense, os meninos seguem em Londres com a mãe, Belle Silva, que os acompanha nas categorias de base do Chelsea. O mais velho faz parte do time sub-15, enquanto o mais novo, do sub-13.
Nas redes sociais, os meninos compartilham o dia a dia dos jogos, treinos e, sempre que podem, declaram o amor e admiração que sentem pelo pai: “O monstro voltou! Muito feliz de poder estar em casa novamente depois de tantos anos”, escreveu Isago no Instagram. Será que veremos em breve mais dois tricolores em Laranjeiras?
Fonte EXTRA