Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia lança “Inclusão Ativa” com Foco na Educação Especial

Alunos atípicos terão mais oportunidades

Secretários Neto Sardinha, Fernando Mello, prefeita Geane Vincler, a médica Andressa Amaral e psicóloga Tarcila Ribeiro – FOTO SEDUCT

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia na quarta-feira, 16 de abril, deu um passo histórico com o lançamento do Projeto Inclusão Ativa “de intervenção integrada em educação e saúde especializada a estudantes com deficiência e ou com necessidades educacionais específicas”, na sede do NAEE – Núcleo de Atendimento Educacional Especializado.

Com o compromisso de construir uma Rede de Ensino cada vez mais acolhedora, a Prefeitura de Cardoso Moreira, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que vem a ser a instituição responsável, juntamente com o NAEE e Sistema Terapêutico PLEX-SUM (“sistema terapêutico que tem como alicerce as práticas integrativas, que buscam entender o paciente em sua totalidade, preservando contudo a particularidade de cada um”), lançou oficialmente o Inclusão Ativa, uma iniciativa inovadora voltada à valorização, ao acolhimento e à efetiva participação de estudantes com deficiência e tem como foco principal, promover a inclusão plena de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista, dificuldades de aprendizagem e altas habilidades, através de ações práticas, formativas e estruturais.

O lançamento contou com a presença da prefeita Geane Vincler, vereadores Alexandre Papaléos e Sergio Maia, dos secretários Neto Sardinha e Fernando Mello, de Educação, Ciência e Tecnologia e de Saúde, respectivamente, demais secretários de Governo, da médica Andressa Amaral ( PELEX-SUM) e de sua equipe, da psicóloga e diretora do NAEE Tarcila Ribeiro, o mentor do Projeto Musical Primeiro Acorde Violão Coral Libras o subtenente Aéber, do 29º Batalhão da Polícia Militar comandado pelo Coronel Fabiano Santos de Souza; familiares e pais de alunos atípicos e membros da sociedade cardosense.

O projeto propõe a construção de um novo olhar sobre a diversidade na Escola e será implementado de forma gradual, atendendo incialmente na sede do NAEE, “as crianças já assistidas através da Secretaria de Saúde. E depois serão inseridos todos os alunos atípicos matriculados na Rede Municipal de Educação.”

” Este projeto, Inclusão Ativa, reforça o papel da Escola como espaço de diversidade, cidadania e transformação social. Com ele, o município reafirma seu compromisso com uma educação mais humana, acessível e justa.” Disse o secretário Neto Sardinha que é pai atípico e desde que assumiu a pasta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tinha como um de seus objetivos lançar, o mais breve possível, o Inclusão Ativa para atender as necessidades dos alunos cardosenses da Rede Municipal.

“O Inclusão Ativa tem como objetivo a implementação de um sistema integrado entre as Secretarias de Saúde e Educação do Município de Cardoso
Moreira, visando o suporte, a avaliação, o acompanhamento e a intervenção direcionados aos alunos da Rede Municipal que apresentam deficiências (PCD),
transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Diante da crescente necessidade de um atendimento mais especializado e eficiente, a integração entre essas duas pastas se torna fundamental para garantir um suporte multidisciplinar, promovendo ações coordenadas que possibilitem um diagnóstico mais preciso e intervenções mais eficazes. A articulação entre Saúde e Educação representa um avanço significativo na inclusão escolar, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos alunos e assegurando o cumprimento dos princípios da equidade e do direito à educação de qualidade”.

Com a consolidação dessa parceria estratégica, a Prefeitura Municipal reafirma seu compromisso com uma Educação Inclusiva, investindo na formação de uma rede de apoio que irá atender as demandas específicas de cada aluno, fortalecendo sua aprendizagem e a participação dele no ambiente escolar.

“O secretário Neto sabe o valor do Inclusão Ativa para nossas crianças com necessidades, pois ele é pai atípico. E eu, como professora concursada estava há mais de vinte anos esperando ver isso acontecer em Cardoso Moreira. Pois quando eu estava em Sala de Aula, e tinha alunos atípicos, sabe o que eu tinha que fazer? Relatórios para enviar a Secretaria de Educação do nosso município. E sabe o que acontecia secretário Neto? Era engavetado, nada acontecia. Porque nós não tínhamos fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, psicólogos, não tínhamos absolutamente nada. Agora nós seremos pioneiros, no Norte e Noroeste do Estado da Educação Inclusiva de verdade.” Falou a prefeita Geane Vincler ao fazer o uso da palavra, na solenidade de lançamento do Projeto.

Um dos momentos mais especiais da noite foi a participação dos alunos da APAE de Italva, que emocionou a todos os presentes. Eles realizaram duas apresentações. Uma com a aluna Liliane, tendo como parceiro Elias, que fizeram uma coreografia dirigida pela professora Lanny Galvão, alusiva ao filme “A Bela e a Fera” e outra com outros assistidos, entre eles a cardosense Gabriela, com a música “Peneirei Fubá” com a direção das professoras Eliane Fonte e Karla Cristina Pessanha.

“Cardoso Moreira hoje, 16 de abril, reafirma o compromisso com uma Educação verdadeiramente inclusiva. A Inclusão Ativa não é apenas um projeto, mas uma política pública pensada com sensibilidade e compromisso. Nossa missão é garantir que todas as crianças e jovens tenham seu lugar assegurado na Escola, com dignidade, respeito e oportunidades reais de aprendizagem” Finalizou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *