Cardoso Moreira e mais 12 municípios do Estado do Rio de Janeiro irão receber “Livro nas Praças”
Projeto tem patrocínio da ENEL


Os secretários de Educação, Cultura e Tecnologia Neto Sardinha, e de Cultura e Turismo Grasyelle Gama estiveram na sexta-feira, 4 de abril, no Rio de Janeiro, no Auditório Darcy Ribeiro da Biblioteca Parque Estadual, representando o município de Cardoso Moreira em evento para o lançamento oficial do projeto “Livro nas Praças” possibilitado devido a Lei de Incentivo a Cultura.
O “Livro nas Praças” , que é um projeto da Contato, incentivado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e patrocinado pela ENEL, será realizado em 13 dos 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, selecionados incialmente, para receberem o projeto, são eles: Angra dos Reis, Araruama, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Cordeiro, Guapimirim, Iguaba Grande, Miracema, Silva Jardim, Tanguá e mais dois, que ainda serão selecionados.
O projeto além de incentivar a leitura, levando até os municípios uma Biblioteca Itinerante no “ônibus biblioteca – Livro nas Praças”, vai realizar “roda de conversa”, apresentação teatral, “contação de histórias” e reprodução de um documentário, com direito a pipoca, no interior do ônibus.
Além dos secretários cardosenses participaram do evento a Secretária e subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Daniele Barros e Claudia Viana, respectivamente, o Presidente da Enel distribuição Rio de Janeiro Francesco Moliterni, Daniele Salles diretora de projetos, os secretários Miqueias de Mattos, Iguaba Grande e Reginaldo Garcia de Tanguá. O diretor de Cultura de Guapimirim, Adriano Ramires e representantes dos municípios de Mangaratiba e Guapi.

“Cada cidade te sua singularidade, mas com certeza o livro é uma unanimidade, ele está presente nas 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro, e quando a gente percorre esse território Fluminense, identificamos o esforço daqueles que são secretários de Cultura, muitas vezes caminhando ao lado dos secretários de Educação, tentam estabelecer movimentos que chamam a atenção para a Literatura e se esforçam para criar o habito da leitura que muitas das vezes anda na “contramão” do movimento tecnológico, que as vezes chega de forma avassaladora, roubando exatamente esse tempo de contato com os livros.” Disse a secretária Daniele Barros. Ela também falou sobre o orgulho e os desafios da cidade do Rio de Janeiro “que a partir do dia 25 de abril, receberá o título de “Capital do Livro e da Leitura”. Daniele ainda disse o quão é importante contar com o apoio de empresas como a ENEL, “a Cultura, a Educação… apoiadas pela Lei de Incentivo e por empresas… faz toda diferença.”

As datas em que cada município irá receber o “Livro nas Praças” serão agendadas em breve e serão divulgadas nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira e das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, e de Cultura e Turismo.
“Esse será um dos muitos projetos que pretendemos receber em nosso município, realizar juntos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, e apoio da Prefeitura Municipal, da nossa prefeita Geane Vincler.” Disse o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Neto Sardinha.