Sob vaias, Fluminense vence Bangu e avança à semifinal do Carioca
Mesmo com a classificação garantida

Tricolores presentes no Maracanã ficaram insatisfeitos com atuação da equipe, mesmo com a classificação garantida.
O Fluminense cumpriu a missão de evitar uma eliminação precoce no Campeonato Carioca neste domingo. Mas não foi o suficiente para satisfazer os torcedores presentes no Maracanã. Sob vaias, a equipe comandada por Mano Menezes superou o lanterna e já rebaixado Bangu por 3 a 2 e avançou para semifinal da competição. Com 17 pontos conquistados, terminou a primeira fase na terceira posição, atrás de Flamengo e Volta Redonda.
O último resultado positivo consolidou a recuperação do tricolor, rumo à classificação para o mata-mata. Depois de um início complicado no torneio — venceu apenas um dos primeiros sete jogos disputados — conseguiu alcançar uma sequência de três vitórias e um empate nos quatro duelos finais. O clube chegou a amargar antepenúltima colocação da tabela na sétima rodada.
A fragilidade de um adversário com a pior campanha do Carioca era mais que suficiente para gerar expectativas de um confronto “mamão com açúcar” para o Fluminense. Na etapa inicial, nada disso pareceu fazer diferença. Mesmo com boa parte da posse de bola, a atuação dos donos da casa foi decepcionante. Não só tinham claras dificuldades para transformar o domínio em oportunidades de gol, como também deixavam o Bangu assustar nos contra-ataques.
A primeira metade disputa estiveram muito longe de representar um bom jogo de futebol. Não à toa, as duas mudanças no placar vieram de gols contra. O primeiro deles saiu de uma verdadeira lambança da defesa do alvi rubro: Fuentes encontrou Cano livre na área, que soltou uma bomba, a bola desviou na marcação, mas o volante Juan Sánchez jogou contra o próprio, na tentativa de tirar a bola. Já o segundo, saiu dos pés do zagueiro Freytes, que tentou cortar cruzamento do lateral-esquerdo Ítalo.

— Acho que a gente fez um primeiro tempo muito ruim, horrível, e mereceu sair com o empate. Lamento muito, porque sabemos que precisava ganhar hoje. Então, no segundo tempo temos que fazer o que ainda não conseguimos no jogo — opinou Árias, na ida para o vestiário.
Insatisfeito com o desempenho do time, Mano voltou do intervalo com uma mudança que mudaria o roteiro da partida. Serna entrou no lugar do garoto Riquelme, e foi decisivo para a conquista dos três pontos. O ponta teve participação direta nos dois gols da vitória, com apenas 12 minutos em campo. Depois de dar assistência para Canobbio, foi oportunista para aproveitar sobra de bola em cobrança de falta na área.
Contratação mais cara da história do clube, o atacante uruguaio marcou pela segunda partida consecutiva, depois de balançar as redes do Nova Iguaçu. Ele falou sobre a evolução da equipe durante o início de ano.
— A gente está no começo da temporada ainda. É lógico que queríamos mais, sempre vamos querer mais, e temos muita coisa para melhorar no dia a dia. Com a semana longa que a gente teve, também aproveitamos para seguir tentando progredir com paz e paciência — disse.
Com a classificação encaminhada, ainda deu tempo do Bangu diminuir a desvantagem no marcador, para colocar uma emoção final no jogo. Freytes, que teve noite infeliz, cometeu pênalti no atacante João Veras. Ele mesmo foi para a cobrança e não desperdiçou, deslocando Fábio.
O Fluminense vai enfrentar o Volta Redonda na semifinal. Por ter terminado a primeira fase melhor colocado — na vice-liderança — o tricolor de aço terá a vantagem de dois empates. Caso o placar agregado termine igualado, com uma vitória para cada lado, o confronto será decidido na disputa por pênaltis. Antes começar a sequência decisiva no Estadual, o tricolor vira a chave e começa a pensar na Copa do Brasil. Sua estreia na competição será contra o Águia de Marabá (PA), na quarta-feira, às 19h30, no estádio no Estádio Mangueirão, em Belém.
Fonte EXTRA