Especialista de Harvard revela qual é o ‘alimento ideal’ na prevenção do câncer de intestino
Estudo foi publicado em revista científica

O câncer de intestino é um dos mais frequentes do mundo, sendo o terceiro mais diagnosticado em homem e o segundo em mulheres, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). E uma das principais formas de prevenção é uma dieta balanceada. Mas um estudo publicado na revista científica Gut Microbes, identificou o iogurte como um aliado na prevenção desta doença, explicou Tomotaka Ugai, patologista de Brigham e membro do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard.
“Há muito tempo se acredita que o iogurte e outros produtos lácteos fermentados são benéficos para a saúde gastrointestinal. Mas nosso novo estudo sugere que esse efeito protetor pode ser específico para tumores que têm bifidobacterium em sua composição”, explicou Ugai.
O bifidobacterium é um gênero de bactérias que faz parte do grupo de microrganismos conhecidos como probióticos. São comumente encontrados no intestino de adultos e, especialmente, de bebês, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde intestinal.
Sobre o estudo
Como dito anteriormente, a alimentação é uma das chaves para prevenção do câncer de intestino. Assim, um grupo de investigadores do Mass General Brigham, sistema de saúde localizado em Massachusetts, nos Estados Unidos, promoveu um estudo para encontrar o melhor alimento para este processo.
Após a conclusão das investigações, a pesquisa identificou que o consumo habitual, duas ou mais porções por semana, do iogurte pode ajudar a prevenir a doença, por conta da sua riqueza em probióticos.
Os cientistas utilizaram dados de dois estudos realizados nos Estados Unidos, onde participaram aproximadamente 150 mil pessoas acompanhadas desde 1976 e 1986 até hoje. Responderam questionários periodicamente sobre fatores de estilo de vida e doenças, incluindo sua ingestão diária média de iogurte.
Os benefícios do consumo do iogurte

Shuji Ogino, chefe do Programa de Epidemiologia e Patologia Molecular em Brigham e no Hospital da Mulher, autor principal do estudo, comentou sobre os benefícios do alimento.
“Nosso estudo aponta evidências únicas sobre o benefício potencial do iogurte”, disse.
“O objetivo do nosso laboratório é tentar conectar dietas a longo prazo com uma possível diferença chave no tecido, como a presença ou ausência de uma espécie específica de bactéria. Esse tipo de trabalho investigativo pode aumentar a confiabilidade das evidências que ligam a dieta aos resultados de saúde”, explicou.
Os pesquisadores ainda analisaram amostras de tecido de participantes diagnosticados com câncer de intestino, medindo a quantidade de DNA de Bifidobacterium no tecido tumoral.
Os dados coletados documentaram 3.079 casos de câncer colorretal e obtiveram informações sobre bifidobacterium de 1.121 deles, sendo 346 positivos para bactéria e 775 negativos. Assim, ficou entendido que a ingestão de iogurte a longo prazo pode reduzir o risco de câncer de intestino.
Fonte Saúde – O Globo