Novo boletim sobre saúde do papa Francisco diz que ele teve ‘leve melhora’
Primeira-ministra Giorgia Meloni visitou pontífice

O pontífice de 88 anos está internado desde a sexta-feira, 14 de fevereiro, e recebeu diagnóstico de pneumonia bilateral. Melhora ocorreu principalmente nos índices inflamatórios.
O Papa Francisco apresentou uma “leve melhora” em seu estado de saúde, que é estável, informou o Vaticano no boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (19).
O pontífice de 88 anos, que foi diagnosticado com pneumonia bilateral nesta terça, foi submetido a uma série de novos exames de sangue, que apontaram a melhora principalmente nos índices inflamatórios.
Segundo o comunicado, Francisco segue trabalhando e se mantendo informado através da leitura de jornais:
“As condições clínicas do Santo Padre estão estáveis. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma leve melhora, principalmente nos índices inflamatórios. Após o café da manhã, ele leu alguns jornais e depois se dedicou às atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço ele recebeu a Eucaristia. À tarde, ele recebeu a visita da primeira-ministra Giorgia Meloni, com quem passou 20 minutos em particular”.
Mais cedo, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, já havia dado boas notícias ao contar que o encontrou alerta e responsivo ao visitá-lo no hospital nesta quarta.
Em uma declaração à imprensa, a premiê italiana acalmou o coração dos fiéis ao contar que o papa mantém seu bom humor:
“Brincamos como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”.
O boletim médico liberado pelo Vaticano na manhã desta quarta diz que Francisco passou uma noite tranquila e tomou café da manhã ao acordar.

De acordo com uma fonte ouvida pela agência de notícias AFP, ele respira sem a ajuda de aparelhos, mas o hospital não descarta o uso de respiração mecânica, e consegue levantar e sentar em uma poltrona.
“O papa respira sozinho. Seu coração resiste muito bem”.
A informação também foi confirmada à agência Reuters por uma fonte do Vaticano que pediu para não ser identificada.
O pontífice está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde a sexta-feira, 14 de feveriro. Na terça-feira, 18) de fevereiro, o Vaticano divulgou que Francisco, de 88 anos, enfrenta um quadro de pneumonia nos dois pulmões. A dupla pneumonia é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração.
Francisco foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Em boletim na segunda-feira 17 de fevereiro, médicos disseram que seu quadro clínico era complexo.
Nos últimos anos, o papa tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, ele desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, e teve parte de um pulmão removido.
Conforme o Vaticano, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados.
Fonte g1