João Fonseca se torna brasileiro mais jovem a conquistar um torneio ATP
João Fonseca vence Cerundolo

Com saque afiado e variação de jogo, jogador de 18 anos despacha o tenista da casa se torna um dos campeões mais jovens da era moderna.
O Brasil ganhou seu mais novo campeão no tênis. O fenômeno João Fonseca derrotou o argentino Francisco Cerundolo, número 28 do mundo, e conquistou o ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro neste nível na carreira.
A vitória no saibro argentino veio por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6. Jogando sob uma torcida acalorada, que se dividiu fortemente em apoio ao brasileiro e ao tenista da casa, dando muito trabalho à arbitragem do torneio, os dois fizeram sets equilibrados definidos nos detalhes.
Com a vitória, João se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um torneio ATP, aos 18 anos e cinco meses de idade. Ele também passa a integrar o top 10 dos mais jovens campeões da era ATP (desde 1990), tirando Pete Sampras da lista.
O jogo
Fonseca e Cerundolo começaram trocando quebras de serviço nos dois primeiros games da partida. Com saques fortes e jogo de pernas inteligente dos dois lados, prevaleceu o equilíbrio e a confirmação de saques até o sétimo game. Foi quando João aproveitou a hesitação do argentino e variou nos saques para garantir a vantagem que o fez levar o set.

O segundo set foi mais duro para o brasileiro. O jogo de Cerundolo encaixou, e o argentino começou a explorar as bolas curtas para criar problemas para o brasileiro. O brasileiro, porém, sacava em alto nível. No quarto, game, por exemplo, confirmou o saque com dois aces, em seu melhor momento na partida. Ele quebrou o serviço do argentino no game seguinte.
O brasileiro teve a chance de fechar a partida com um novo 6/4, mas Cerundolo endureceu o jogo e quebrou o saque de João. No game seguinte, prevaleceu o talento e uma direita poderosa de João para devolver a quebra. O brasileiro, porém, acabou errando muito nas devoluções e não conseguiu confirmar o saque. O set foi para o tie-break, que confirmou, num 7-1 com muita força na direita e bem menos drama, o sonhado título do brasileiro.
Fonte EXTRA