Um em cada quatro pensionistas do Estado do Rio pode ter benefício suspenso
Suspensão pode ocorrer nos próximos pagamento

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), emitiu um alerta para cerca de 20 mil pensionistas que ainda não realizaram o recenseamento obrigatório. Esses beneficiários, que fazem parte dos 79 mil pensionistas do Estado do Rio, correm o risco de ter o depósito de seus benefícios suspenso já nas próximas folhas de pagamento, caso não regularizem a situação.
Para evitar o corte do benefício, os pensionistas devem agendar o atendimento em um dos postos ou agências do Rioprevidência, que estão disponíveis para realizar a regularização. O agendamento pode ser feito pelo site oficial www.rj.gov.br/rioprevidencia ou pelos telefones 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para chamadas de fixo ou celular).
Após o agendamento, o pensionista deve comparecer na data, horário e local definidos, portando documentos pessoais como RG, CPF, título eleitoral e um comprovante de residência recente. A regularização garantirá que os pagamentos continuem a ser efetuados, e os valores retidos, caso haja suspensão, serão restituídos conforme o calendário de pagamento do Estado.
Apesar do recenseamento ter sido encerrado em outubro de 2024, o Rioprevidência continua trabalhando para regularizar a situação dos pensionistas que não cumpriram com a obrigação. A autarquia reforça que, mesmo após o fim do prazo, os segurados podem realizar o cadastramento e, assim, evitar a suspensão do benefício.