Quem são as vítimas de acidente entre avião e helicóptero nos EUA
Patinadores e soldados morreram


Todos os 67 ocupantes das duas aeronaves estão mortos, e equipes de resgate agora conduzem operação para recuperar os corpos.
Todos os 67 ocupantes das duas aeronaves envolvidas no acidente ocorrido na noite de quarta-feira em Washington (madrugada de terça-feira em Brasília) estão mortos, e as equipes de resgate agora conduzem uma operação de recuperação dos corpos, declarou à rede americana CNN o chefe do Corpo de Bombeiros e Serviços Médicos de Washington, John Donnelly. Pelo menos 30 corpos já teriam sido recuperados.
O avião da American Airlines, que transportava 64 pessoas (60 passageiros e quatro tripulantes), vinha de Wichita, Kansas, e tentava pousar no Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, nos Estados Unidos, quando colidiu no ar com um helicóptero Black Hawk que transportava três soldados, nenhum de alta patente. Após a colisão, as aeronaves caíram no Rio Potomac, próximo ao aeroporto que o avião comercial tinha como destino final.
“Fui totalmente informado sobre o terrível acidente que acabou de ocorrer no Aeroporto Nacional Reagan”, declarou o presidente americano, Donald Trump, enquanto o Pentágono anunciou o início de uma investigação. “Que Deus abençoe suas almas”, acrescentou.
Embora ainda não se saiba a identidade de todas as vítimas, a organização U.S. Figure Skating, órgão regulador da patinação artística nos EUA, afirmou que “vários membros” da comunidade da patinação, incluindo patinadores artísticos e treinadores, estavam no voo. Em comunicado, o órgão disse que “atletas e familiares” estavam retornando para casa após o National Development Camp, realizado em Wichita.
“Estamos devastados por essa tragédia indescritível e mantemos as famílias das vítimas em nossos corações. Continuaremos acompanhando a situação e divulgaremos mais informações assim que estiverem disponíveis.”, escreveu a organização em nota. Os dois teriam sido os primeiros a serem identificados após o acidente.
À agência Reuters, uma fonte disse que até 15 pessoas no voo comercial poderiam estar envolvidas com a patinação artística. A mídia estatal da Rússia, por sua vez, informou que a treinadora e ex-campeã mundial russa Evgenia Shishkova e seu marido estavam entre os passageiros do avião. A Federação Russa de Patinação Artística e o Kremlin expressaram suas condolências àqueles que perderam entes queridos na colisão.
— Havia outros de nossos concidadãos a bordo. São más notícias hoje de Washington. Lamentamos e enviamos nossas condolências às famílias e amigos — disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.
Veja, abaixo, algumas das vítimas confirmadas:
Evgenia Shishkova e Vadim Naumov

Evgenia Shishkova, de 52 anos, e Vadim Naumov, de 55, estão entre os mortos do acidente. Nascidos em Leningrado, eles eram figuras celebradas na patinação artística em duplas, representando a União Soviética e, mais tarde, a Rússia. Ambos tornaram-se conhecidos após conquistarem o Campeonato Mundial em 1994. Quatro anos mais tarde, mudaram-se para os EUA, onde passaram a atuar como treinadores.
O filho do casal, Maxim Naumov, de 23 anos, não estava viajando com os pais, apesar de ter competido no Campeonato Nacional de Patinação Artística em Kansas City, publicou o Daily Mail. Maxim, que terminou em quarto lugar na competição em Wichita, havia deixado Kansas na segunda-feira junto do patinador americano Anton Spiridonov.
Inna Volyanskaya
Inna Volyanskaya, 59, uma ex-patinadora que competiu pela União Soviética antes de 1991, também foi mencionada entre os passageiros do avião, segundo a agência de notícias russa TASS. De acordo com o site do clube, ela era treinadora no Washington Figure Skating Club.
O jornal russo Mash divulgou uma lista com nomes de 13 patinadores que estavam no avião, todos filhos de imigrantes russos. Outras fontes oficiais, porém, ainda não confirmaram ou divulgaram nomes de vítimas adicionais. A operação de resgate segue em andamento, e todos os voos de entrada e saída do Aeroporto Nacional Ronald Reagan foram suspensos até pelo menos 11h desta quinta-feira (13h em Brasília).
Fonte O Globo