Túnel Santa Bárbara é parcialmente liberado ao trânsito
Uma das faixas continua interditada

Veículos pesados permanecem proibidos de circular na via. Uma das faixas de rolamento do sentido Centro do Túnel Santa Bárbara foi liberada para veículos leves.
A Defesa Civil acaba de liberar parcialmente a galeria sentido Centro do Túnel Santa Bárbara, mas o trânsito está proibido a veículos pesados. A CET-Rio informa que uma faixa continua interditada. Equipes da companhia permanecem no local.
O túnel foi interditado no sentido Centro nesta sexta-feira, em razão da queda de revestimento . O trecho estava fechado para reforma, o que vinha acontecendo desde fevereiro em alguns dias durante a semana e em sentidos alternados. A estrutura caiu por volta das 3h30. Com isso, a abertura, que deveria ser feita às 5h30, não ocorreu.
A liberação aconteceu por volta das 17h30. Segundo o Centro de Operações da Rio (COR) a queda de parte do revestimento lateral do túnel, em um trecho de 45 metros, ocorreu durante os serviços de reestruturação da parte elétrica realizada pela concessionária Light. A concessionária aproveitou as obras realizadas pela Secretaria municipal de Conservação para passar seus cabos. No valor de R$ 9,4 milhões, a revitalização feita pela prefeitura deveria ter sido concluída em novembro.
A pista sentido Zona Sul do Túnel Santa Bárbara opera normalmente. Quem sai da Zona Sul em direção ao Centro tem como rotas alternativas o Aterro do Flamengo e o Túnel Rebouças. As 13 linhas regulares de ônibus que passam pelo túnel estão sendo desviadas pela Rua do Catete e pela Avenida Mem de Sá.

A prefeitura ressalta que, após a queda, técnicos da Defesa Civil avaliaram a situação e indicaram a necessidade de intervenção para o reparo no revestimento. Não houve abalo na parte estrutural do túnel e não foram identificados outros riscos. Imediatamente operários da Prefeitura do Rio começaram a trabalhar no local.
O Santa Bárbara faz parte do projeto de revitalização dos túneis da cidade. Inclui a troca do sistema de exaustão mecânica; recomposição das peças de cerâmica das paredes; substituição de placas de concreto que protegem áreas de manutenção de concessionárias; pintura da fachada das subestações de energia que ficam acima das embocaduras do túnel; sinalização horizontal e aplicação de tinta antipichação nas paredes. Também estão sendo executados reparos pontuais no concreto que reveste o túnel.
Segundo a prefeitura, 80% das obras no Santa Bárbara, realizadas à noite, estão concluídas e que elas seguirão após o término da intervenção da concessionária de energia.
Conforme o COR, a interdição do COR provocou um aumento de 6% na média de engarrafamento da cidade.
Fonte EXTRA