Risco de desabamento fecha Túnel Santa Barbara no Rio de Janeiro

Interdição continuará por tempo indeterminado

Pistas estão fechadas no sentido Centro desde a madrugada — Foto: Custódio Coimbra

Técnicos avaliaram que há risco de desmoronamento das extremidades da parede e, desta forma, isolaram uma das pistas até que as partes ameaçadas sejam retiradas.

A liberação do Túnel São Bárbara, no sentido Centro, foi adiada por tempo indeterminado pela Prefeitura para que as equipes possam trabalhar nas pistas. A reabertura tinha previsão de ocorrer, inicialmente, às 5h30. O Centro de Operações Rio informou que registrou, por volta das 3h30 desta sexta-feira (13), uma queda de estrutura na galeria sentido Centro, que ocorreu na altura de Santa Teresa. Neste horário, o túnel estava fechado para a manutenção de rotina.

Nesta manhã, a Defesa Civil municipal fez uma vistoria no local e constatou a queda da estrutura da parede do túnel sobre a via, ocorrida na madrugada, em um trecho de 45 metros, na galeria sentido Centro. Os técnicos avaliaram que há risco de desmoronamento das extremidades da parede e, desta forma, isolaram uma das pistas até que as partes ameaçadas sejam retiradas.

Para que as equipes consigam trabalhar no reparo a outra pista também foi interditada. O serviço é feito por agentes da Secretaria de Conservação, CET-Rio, Comlurb e GEO-Rio. Por conta das intervenções, não é possível fazer o acesso pela Rua das Laranjeiras nem pelo Viaduto Engenheiro Noronha. O trânsito está liberado no sentido Zona Sul.

Reprodução O Globo

A Secretaria Municipal de Conservação informou que realiza desde fevereiro obras de revitalização no Santa Bárbara, com investimento na ordem de R$ 9,4 milhões. O projeto inclui a troca do sistema de exaustão mecânica; recomposição das peças de cerâmica das paredes; substituição de placas de concreto que protegem áreas de manutenção de concessionárias responsáveis pelo fornecimento de água e energia elétrica; pintura da fachada das subestações de energia que ficam acima das embocaduras do túnel; sinalização horizontal e aplicação de tinta antipichação nas paredes. Também serão executados reparos pontuais no concreto que reveste o túnel.

O problema ocorrido nesta madrugada, segundo a secretaria, não tem nenhuma relação com as intervenções que faz no local e que ocorreram durante uma serviço da Light. A concessionária de energia, por sua vez, confirmou que durante a obra de reestruturação da linha subterrânea de energia do túnel, “realizada pela empresa terceirizada EP, ocorreu uma intercorrência, o que levou ao fechamento temporário do túnel para garantir a segurança”.

Reprodução O Globo

Segundo a Light tal “intervenção tem o objetivo de assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia, consistindo na reposição de 1.400 metros de cabos que têm sido, recorrentemente, furtados na região”.

Fonte O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *