Os 3 alimentos banidos da dieta de Rafael Nadal
Sua nutricionista fez a revelação
Conheça a dieta que manteve a performance do atleta.
O espanhol Rafael Nadal é um dos mais bem-sucedidos do tênis e desde que iniciou sua carreira no esporte, a alimentação tem sido parte fundamental. Embora isso tenha variado ao longo do tempo, significa que, aos 38 anos, ele ainda está em um bom nível físico.
Embora Nadal tenha anunciado recentemente que estava se aposentando do tênis profissional com um vídeo muito emocionante, no qual ele só tinha palavras de gratidão pelo esporte que lhe deu tan sucesso, e por sua família e amigos.
Ele é uma das personalidades mais queridas não só em seu país, mas em todo o mundo, por isso, quando anunciou o fim de sua carreira, muitas estrelas do show só tiveram palavras de gratidão.
O 22 vezes campeão do Grand Slam e um dos atletas mais admirados pelos espanhóis, há cerca de um ano decidiu mudar sua dieta, embora quando começou sua carreira fosse fã de comer torradas de Nutella ou litros de Coca Cola, foi em 2013, que tomou conhecimento da dieta de sua carreira e contatou um médico profissional.
Há pouco tempo Nadal procurou um nutricionista para melhorar ainda mais a forma como se alimenta, não só porque sabia que seu desempenho como atleta de elite está chegando ao fim, mas também porque quer cuidar de sua saúde para o futuro.
Sua atual nutricionista, Nuria Granados, em entrevista ao meio de comunicação ‘Relevo’ revelou quais são os alimentos que o atleta nascido em Manacor, município da Ilha de Mallorca, na Espanha, consome.
Embora já tenha anunciado a aposentadoria das quadras, sua última partida será disputada no dia 19 de novembro, na Copa Davis em Málaga, onde encerrará sua carreira, na qual conseguiu conquistar 92 títulos de simples.
O tenista continua a cuidar de si e o papel desempenhado por Nria é importante, pois ela é responsável pela alimentação adequada do atleta.
“Sabendo da dificuldade de fazer mudanças na dieta de qualquer pessoa, o fato de Rafa ainda estar disposto a aceitar mudanças quando ganhou tudo o que ganhou comendo de uma certa maneira, é outro exemplo de sua humildade e grandeza”, disse a nutricionista ao ‘Relevo’.
A profissional comentou que não fez mudanças drásticas em sua dieta, mas realizou alguns ajustes para que ele aproveitasse ao máximo todos os alimentos.
“Fizemos um reajuste, substituindo alguns alimentos por outros que eles também gostam, mas que são muito mais nutritivos, para aumentar ou reduzir quantidades, para ajustar a ingestão na quadra”, revela a profissional.
Na dieta anti-inflamatória que Nadal usa, são incluídos muitos vegetais de folhas verdes, gorduras saudáveis e frutas vermelhas.
Houve um tempo em que Nadal costumava comer muitas frituras, “junk food” e bebidas açucaradas e, embora isso já tenha ficado para trás, a nutricionista indica que esses alimentos não são recomendados para o atleta.
“Atualmente, a dieta de Rafa consiste em peixes, vegetais, saladas, arroz, batatas e nozes”, acrescenta Nuria.
Além disso, ela indicou que durante a pré-temporada o tenista costuma aumentar o consumo de proteínas, que distribui ao longo do dia e quando chega a hora da competição, aumenta o consumo de carboidratos.
“Todos esses produtos ultraprocessados com ingredientes de baixíssima qualidade, com gorduras são prejudiciais à saúde, como gorduras trans ou com excesso de açúcares adicionados”, explica.
Nuria também deu detalhes desses três alimentos que Nadal tem muito restrito em sua dieta e são eles: “Ele não come carne, salsichas ou queijo. Para cobrir as altas necessidades nutricionais do atleta de elite e isso pode ser feito dando às pessoas a escolha de acordo com as preferências pessoais”.
Fonte Saúde – O Globo