Flamengo continua na liderança isolada de maior torcida do Brasil
Resultado foi na pesquisa de torcidas
Pesquisa de torcidas mostra Flamengo na liderança isolada e maior equilíbrio entre os grandes. Os quatro maiores times do Rio de Janeiro diminuem distância para os quatro maiores de São Paulo.
Flamengo e Corinthians seguem donos das maiores torcidas do Brasil. E com folga. Mas, abaixo deles, percebe-se que os demais clubes mais populares do país estão mais embolados em relação ao ano passado. É o que aponta a nova edição da pesquisa AtlasIntel, em parceria com o Estadão.
O Flamengo permanece na liderança isolada, com 20,1% da preferência dos torcedores. O Corinthians, segundo colocado, responde por 14,5%. Já o São Paulo, em terceiro, tem 7,6%. É seguido por Palmeiras, com 7%, e Vasco, que fecha o top-5 com 6,6%.
Chama a atenção o fato de que dos cinco primeiros, apenas o Vasco variou positivamente de 2023 para 2024. Todos os outros quatro registraram queda. De acordo com a empresa, especializada em pesquisas políticas, foram 7.374 respostas pela internet entre 1 e 5 de agosto captadas em 1.341 municípios. A margem de erro é de 1%.
O que mais chama a atenção é a queda da participação dos quatro primeiros no bolo: de 59,9% do total no ano passado para 55,8% na pesquisa atual. Isso porque o grupo abaixo deles, do Vasco ao Fluminense, que fecha a lista dos 13 mais populares, ficou mais equilibrado.
A distância entre o cruz-maltino e o tricolor é de 3,8 pontos percentuais. No ano passado, a distância entre o Vasco e o Botafogo (na época quem ocupava a 13ª posição) era de 4,2 pontos.
A diferença caiu mais ainda se compararmos o São Paulo, terceiro colocado, com o 13º. De 7,9 na pesquisa anterior para 4,8 na atual.
Vasco e Botafogo, aliás, estão entre os clubes que oscilaram para cima de um ano para outro. Com isso, fizeram o grupo dos quatro grandes do Rio diminuir a diferença para o quarteto paulista. No ano passado, era de 1,4 pontos percentuais. Na pesquisa mais recente, passou a ser de apenas 0,5.
Veja o ranking completo:
- Flamengo (20,1%)
- Corinthians (14,5%)
- São Paulo (7,6%)
- Palmeiras (7%)
- Vasco da Gama (6,6%)
- Cruzeiro (5,4%)
- Grêmio (4,6%)
- Atlético-MG (4%)
- Santos (3,8%)
- Botafogo (2,9%)
- Internacional (2,9%)
- Bahia (2,8%)
- Fluminense (2,8%)
- Sport (1,8%)
- Fortaleza (1,7%)
- Ceará (1,6%)
- Vitória (1,6%)
- ABC (0,7%)
- Athletico-PR (0,7%)
- Avaí (0,7%)
Fonte EXTRA