Ainda mais poderoso: Descoberta de um novo benefício do brócolis movimenta a ciência

Pesquisa descobriu composto anticâncer 

Google

Pesquisa desenvolvida por cientistas australianos descobriu que o brócolis possui um composto anticâncer que ajuda a reduzir os riscos de AVC e diminuir o colesterol. 

O brócolis é um alimento conhecido por ser bastante nutritivo. Fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde, a verdura oferece diversos benefícios ao organismo. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriram mais um motivo para incluir a verdura no cardápio.

De acordo com o estudo, o brócolis possui um produto químico que ajuda a prevenir e tratar os coágulos sanguíneos que podem causar Acidente Vascular Cerebral (AVC), a segunda principal causa de morte no mundo. A pesquisa foi publicada na revista científica “ACS Central Science”, em janeiro deste ano. Anteriormente, esse composto já tinha atenção pelo seu potencial no combate ao câncer e na redução do colesterol.

Como o brócolis pode ajudar a prevenir câncer e AVC?

O sulforafano (SFN) é um produto químico encontrado em alguns vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor. Segundo os pesquisadores da Universidade de Sidney, a substância tem uma grande afinidade com as plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue. Assim, o composto consegue diminuir a aglomeração das plaquetas e, consequentemente, impedir a formação de coágulos que podem causar AVC.

No estudo, os pesquisadores analisaram 23 compostos encontrados em plantas para descobrir quais tinham melhor afinidade com as plaquetas do nosso sangue. Entre todas as substâncias, o SFN foi o que mais se destacou pelo seu efeito anticoagulante. “O composto do brócolis não é apenas eficaz para melhorar o desempenho dos medicamentos anti-coágulos após um acidente vascular cerebral, mas também pode ser usado como agente preventivo para pacientes com alto risco de acidente vascular cerebral”, afirma o biomédico Xuyu Liu, um dos cientistas que participou da pesquisa.

Google

Aposte no brócolis para mais qualidade de vida

Os estudos sobre o potencial do SFN para reduzir o desenvolvimento de coágulos sanguíneos ainda estão em estágio inicial. Porém, os cientistas estão otimistas com as descobertas iniciais, pois acreditam que abre portas para a criação de medicamentos para tratar quadros de AVC. Além disso, os resultados também colocam o brócolis na posição de alimento aliado dos grupos vulneráveis a problemas cardiovasculares.

Junto com o brócolis, os cientistas também sugerem incluir na dieta outros vegetais escuros, como couve e espinafre. Esses alimentos são fontes de ácido fólico, substância que também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O correto é cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar? Veja se você está fazendo perdendo os benefícios do vegetal!

Google

Quando devemos cortar o brócolis?

O brócolis é um vegetal que oferece uma variedade de benefícios para a saúde, devido à sua rica composição nutricional. A decisão de cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar depende do resultado desejado e do método de preparo que você pretende utilizar. Ambas as opções são aceitáveis, mas o modo de preparo correto e que garante que todos os benefícios do vegetal sejam mantidos, é o método de cortar o vegetal apenas após cozinhar. Cortar o brócolis após o cozimento pode ajudar a preservar mais nutrientes, uma vez que a exposição ao ar e ao calor pode causar a perda de alguns nutrientes sensíveis contra temperaturas altas.

Quando cortar o brócolis antes?

Se você deseja que o brócolis mantenha sua textura firme e que preserve mais nutrientes, pode ser preferível cortá-lo após o cozimento. No entanto, se estiver buscando um tempo de cozimento mais rápido e uma preparação mais fácil, cortar antes de cozinhar pode ser a melhor opção. A escolha dependerá das suas preferências pessoais e do prato que você está preparando. Mas como informamos antes, ao seguir esse modo de preparo alguns dos nutrientes do brócolis serão perdidos em meio ao processo.

Google

Incluir o brócolis em uma dieta equilibrada é uma maneira nutritiva de promover a saúde geral e aproveitar esses benefícios para o bem-estar. O vegetal é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, vitamina A, ácido fólico, potássio e ferro. Ele contém compostos antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. A presença de fibras alimentares no brócolis auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, promovendo a saúde intestinal e ajudando na regulação do colesterol. Além de ser um alimento de baixa caloria e alto teor de fibras, o que pode ajudar na saciedade e no controle de peso.

Fonte Tudo Gostoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *