Miguel Pereira, na região serrana do Rio de Janeiro, é a “Terra do Dinos”
A Terra dos Dinos fica a 150 km da cidade do Rio.
Com uma média de 27 mil habitantes e considerado como o município com o terceiro melhor clima do mundo, Miguel Pereira, além de ser “famosa”, desde o início do século 20, pois era indicada pelo sanitarista, que deu o nome a cidade, para tratamentos médicos; desde 2023 também está sendo conhecida como a “Terra dos Dinossauros”, desde que foi inaugurado o Parque dos Dinossauros, que já recebeu mais de 350 mil visitantes.
“Miguel Pereira quer ser o principal destino turístico da Serra Fluminense. O Terra dos Dinos foi primeiro parque temático instalado, mas a cidade vive um processo de construções que inclui o maior pórtico de dinossauros do mundo, que terá 40 metros de comprimento e 16 metros de altura; a instalação da primeira Maria Fumaça do Rio de Janeiro; Museu de Cera; um parque indoor com neve, o Mundo da Neve; a primeira fábrica de chocolates da Lugano no Estado do Rio, investimento anunciado de R$ 100 milhões; uma unidade fabril da cerveja Proibida; e a segunda unidade do hotel de luxo Colline de France, de Gramado (RS), em investimento de quase R$ 500 milhões, previsto para iniciar neste mês.” – Izabel Reigada – Jornalista especializada em Turismo.
Segundo a jornalista Izabel Reigada: “A Serra Gaúcha é a clara inspiração no modelo de desenvolvimento turístico adotado por Miguel Pereira. Ainda no ano passado, a cidade inaugurou sua Rua Coberta, com praça de alimentação, restaurante com temática de dinossauros e modelo semelhante à rua coberta da cidade gaúcha. Com pouco mais de 3,5 mil leitos hoje, a cidade deve ver crescer esse número, deixando de ser um destino “bate-e-volta” do Rio de Janeiro, graças à quantidade de atrações que promete inaugurar nos próximos anos. O Terra dos Dinos é a primeira delas.”
Maior parque de dinossauros do mundo
Ideal para famílias, o parque apresenta os dinossauros por meio de um storytelling bem desenhado, que cria um personagem central, com sua casa e laboratório no centro da visitação, e um meteorito que teria iniciado todo o processo de trazer de volta à vida os gigantes que habitaram o planeta. A partir daí, os visitantes caminham pela trilha desenhada na mata, com algumas inclinações e pontes suspensas, observando as diferentes espécies de dinossauros.
Em tamanho natural, as espécies têm placas de apresentação com informações sobre alimentação, período em que viveram, hábitos, entre outras. Todos com direito a sons e movimentos produzidos pelos animatronics, dando ao visitante a sensação de estar à frente de verdadeiros animais jurássicos.
São mais de 40 modelos de dinossauros, divididos entre os períodos triássico, jurássico e cretáceo. Entre os destaques está o Argentinossauro, com mais de 30 metros de comprimento, maior réplica da espécie em todo o mundo. Ninhos com ovos de dinossauro, com filhotes por perto, uma grande caixa de areia sinalizada como área de escavação – onde as crianças podem realizar escavações, trilha suspensa com um percurso com trechos de até 10 metros, com uma Praça Suspensa com pontos de observação e contemplação da natureza e até uma tirolesa com 300 metros de percurso, também estão entre as excepcionais atrações do Parque dos Dinossauros de Miguel Pereira.
Fonte Panrotas.com.br