Brasileiros deixam a Faixa de Gaza e chega ao Egito

Brasileiros agora aguardam a etapa final para repatriação.

Divulgação

Grupo em Gaza passou por controle migratório e se dirige para o Egito.

O grupo do Brasil na Faixa de Gaza, que estava no posto fronteiriço de Rafah desde 8 da manhã (3h em Brasília), cruzou a fronteira e chegou ao Egito neste domingo, afirmou o Itamaraty. Ao todo, 34 pessoas, sendo 24 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três parentes, aguardavam a repatriação. Duas pessoas, porém, desistiram e decidiram permanecer em Gaza.

“Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, escreveu o órgão. As duas pessoas que ficaram na região por “motivos pessoais” são mãe e filha.

Divulgação

Mais cedo, o Itamaraty havia divulgado nas redes sociais que o grupo havia passado pelo controle migratório palestino e estava “se dirigindo para a estação do Egito (2 km de percurso de ônibus), para os trâmites migratórios de entrada naquele país”. A travessia ocorre após uma tentativa frustrada na última sexta-feira.

Em vídeo, o brasileiro Hasan Habbee mostra o grupo dentro do ônibus e diz que estão “saindo da Palestina e indo para o Egito”. Ele afirma, ainda, que o caminho “não é muita coisa”, e que eles chegariam até o posto fronteiriço em cerca de um minuto.

— Momento muito difícil que a gente passou, mais de 35 dias — diz ele. — Rezem por nós. Bom dia, Brasil.

Ainda segundo o órgão, uma equipe médica faz parte da tripulação da aeronáutica que está no Egito. O grupo deverá seguir de ônibus até a cidade de Al-Arish e, de lá, pegar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Outra possibilidade é que eles sejam direcionados a Cairo e, na segunda-feira, saiam de avião, viagem que deve durar de 12 a 14 horas.

Ao chegarem ao Brasil, eles deverão permanecer por duas noites se recuperando em Brasília, em um alojamento da FAB.

Fonte EXTRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *