Com 94 anos morre a atriz, apresentadora, pioneira da televisão brasileira, Lolita Rodrigues
Ela estava internada com quadro de pneumonia.
Ela cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.
A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.
A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, disse que o corpo de Lolita será cremado nesta segunda-feira (6), numa cerimônia restrita apenas à família.
Pioneira na televisão
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.
Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.
Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.
Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).
Aposentadoria
Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi prestigiando o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda morava no Sudeste. Se mudou para a Paraíba em julho de 2015 e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana.
Uma das últimas aparições públicas de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.
Amizade com Nair Bello e Hebe Camargo
Na época da morte do humorista, apresentador e diretor de teatro Jô Soares, em 2022, a famosa entrevista das amigas Lolita Rodrigues, Nair Bello e Hebe Camargo foi resgatada por internautas, que a elegeram como um dos momentos mais icônicos do Programa do Jô. Naquele momento, a filha de Lolita, Silvia Rodrigues, relembrou um pouco a amizade da mãe com as duas amigas inseparáveis.
“Elas tinham um humor invejável como mostram em entrevista no Programa do Jô. Lola e Nair se falavam ao telefone umas 8 a 10 vezes por dia. Amavam o que faziam”, disse à época.
Apresentadora
Em 1952 ela também tornou-se apresentadora, comandando o Clube dos Artistas. Inicialmente o programa era apresentado por Márcia Real e Homero Silva, mas logo passou a ser apresentado por Lolita e Airton. Ficou no ar até 1980, migrando para o SBT após a falência da Tupi. Era 1958 Lolita e Airton Rodrigues assumiram a apresentação do programa Almoço com as Estrelas. O programa existia desde 1954, e era apresentando por J. Silvestre antes do casal de apresentadores. Foi um dos programas mais famosos da televisão brasileira, ficando no ar até 1982. Almoço com as Estrelas também passou pelas emissoras Record e SBT.
Em 1956 ela começou a apresentar também o programa Boliche Royal, ao lado de J. Silvestre e Marly Bueno. Ela também apresentou os programas Carrossel dos Bairros, Campeões do Disco (ao lado de Roberto Cortê Real), Música e Fantasia, o jornalístico Mappin Movitone e participou do humorístico Filho de Peixe e do programa de variedades Folias Phillips.
Lolita Rodrigues também foi apresentadora infantil, apresentando o programa Chá com as Bonecas em 1960. O programa era patrocinado pelos Brinquedos Estrelas. Na mesma época, participou do humorístico Atrações Pirani, onde junto com Dorinha Duval, interpretava “Las Hermanas Rodrigues“.
Em 1961 participa dos programas da recém inaugurada TV Cultura, que fazia parte do grupo dos Diários Associados, de Assis Chateubriand (antes de se tornar Fundação Padre Anchieta). Após uma breve passagem pela TV Excelsior, onde co-apresentou o programa Simonetti Show, Lolita passou um tempo em Recife, onde apresentou programas por lá.
Fontes g1 e memorias cinematográficas