Dicas para economizar na conta de luz mesmo usando ar-condicionado, neste “calorão”

Manutenção em dia é uma das medidas.

Reprodução Google

Com as temperaturas batendo recorde a cada dia, com cerca de 4º acima da média na primavera, já começou a corrida às lojas para garantir um aparelho de ar condicionado. As vendas dispararam e os preços começam a subir. Segundo pesquisa de distribuidoras de energia, o aparelho é responsável por quase 45% no consumo doméstico e comercial nessa época do ano, sendo quase sempre o vilão da temporada.

O engenheiro David Gurevitz, especializado em conservação de energia e manutenção predial e diretor da empresa Delphi, explica que é preciso garantir a manutenção em dia e, em muitos casos, a melhor providência é trocar o equipamento antigo por um modelo mais moderno, do tipo inverter, o que pode garantir uma economia de energia elétrica de até 80%.

– A lavagem das serpentinas de evaporadores e condensadores dos aparelhos já pode reduzir bastante o consumo, melhorando o rendimento dos aparelhos.

David explica que os modelos inverter são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante com pouca oscilação de energia, garantindo um maior conforto ambiente.

Reprodução Google

– Acaba aquela situação habitual de passar a noite entre o quente e o frio. O retorno do investimento feito com o novo aparelho pode ser obtido em apenas seis meses. Em alguns casos, com o uso diário, esse prazo pode ser ainda menor, até o fim do verão.

Mas nem sempre é preciso ter um aparelho de grande capacidade para garantir uma temperatura agradável. David afirma que se o ambiente tem até 12 metros quadrados, basta um modelo de baixa capacidade.

Confira 11 dicas para utilizar bem o aparelho de ar condicionado e reduzir a conta de luz:

  1. Limpe o filtro do ar condicionado uma vez por mês. A sujeira impede a circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Basta retirar o filtro e lavar com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.
  2. Regule o termostato adequadamente.
  3. Verifique se a quantidade de BTUs é a recomendada para o tamanho do ambiente.
  4. Confira se o aparelho tem o selo Procel de consumo, que identifica para cada equipamento em qual faixa de consumo ele se situa, numa escala que vai de A (o que menos consome) até E (o que mais consome).
  5. Na hora de substituir, prefira sempre os modelos split inverter ao invés dos de janela.
  6. Mantenha portas e janelas bem fechadas e vedadas, enquanto o aparelho estiver ligado. É importante evitar a entrada de ar externo no local que está sendo refrigerado para não forçar o aparelho.
  7. Evite a entrada de calor de insolação desnecessária no ambiente. Uutilize filmes para refletir e isolar termicamente os vidros. Quanto menos calor entrar, menos o ar condicionado necessitará funcionar.
  8. Não se esqueça de mandar o aparelho para manutenção pelo menos uma vez por ano, providenciando a lavagem completa das serpentinas do ar-condicionado; geralmente não sabemos fazer a limpeza da parte interna. Por isso, contrate um serviço especializado.
  9. Não instale o aparelho em lugares quentes, próximo de equipamentos elétricos ou na incidência do sol. Isso faz com que trabalhe mais.
  10. Deixe o ar-condicionado sempre desligado quando você se ausentar do ambiente por muito tempo.
  11. Desligue o aparelho quando for varrer o cômodo, para que o pó não seja absorvido pelo equipamento.

Fonte EXTRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *