Sul e Sudeste do país terão queda de temperatura devido massa de ar frio
Massa de ar polar começa a se manifestar hoje,14 de julho.
Depois da passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e alagamentos em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil, a previsão para esta sexta-feira, 14 de julho, é de que uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas dos termômetros nessas regiões do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia ( INMET ) colocou, ao todo, 12 estados sob alerta laranja para o declínio de temperatura. Nesses estados, a variação dos termômetros no período de 24 horas deve ser de, no mínimo cinco graus Celsius.
Estão em alerta laranja para a queda da temperatura:
- Acre,
- Rondônia,
- Mato Grosso,
- Goiás,
- Espírito Santo,
- Minas Gerais,
- São Paulo,
- Rio de Janeiro,
- Santa Catarina,
- Mato Grosso do Sul,
- Paraná,
- Rio Grande do Sul.
Sudeste
- Belo Horizonte: sábado: min.: 12°C/máx.: 25°C; domingo: min.: 13°C/máx.: 26°C
- Rio de Janeiro: sábado: min.: 16°C/máx.: 26°C; domingo: min.: 16°C/máx.: 30°C
- São Paulo: sábado: min.: 8°C /máx.: 21°C; domingo: min.: 11°C /máx.: 25°C
- Vitória: sábado: min.: 17°C/máx.: 23°C; domingo: min.: 17°C /máx.: 27°C
Neve no Sul, recorde de frio em SP
De acordo com a Climatempo, a passagem dessa nova massa polar deve deixar a neve e a chuva congelada concentradas apenas nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Os meteorologistas apontam ainda que o frio deve ser recorde no ano em São Paulo. “Na manhã de sexta-feira, os termômetros devem registrar apenas 9°C e à tarde, a temperatura não deve passar dos 17°C. Se esses valores forem registrados, a capital paulista terá a manhã e a tarde mais fria do ano”, afirma a Climatempo. Na manhã de sábado, a previsão é 8°C.
“Outra capital que vai ser muito gelada é Curitiba, a capital mais fria do Brasil. A sexta-feira também pode começar com recorde de menor temperatura do ano na cidade, com apenas 5°C. No sábado, o frio também ganha força, com apenas 4°C e com geada”, afirma o serviço de meteorologia.
Fonte G1