Motorista do Micro-ônibus da Saúde fala como foi o acidente
Ewaldo Allemand Motta conversou com nosso editor.
Após 19 anos, em dezembro completará 20, como motorista da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira, Ewaldo Allemnad Motta recebeu nosso editor em sua casa para falar sobre o susto e o livramento que ele e mais 22 passageiros, entre eles pacientes e acompanhantes, que estavam sendo levados para tratamento oncológico em Itaperuna e realização de exames em Natividade, tiveram na manhã de hoje, 10 de julho, mais precisamente por volta das 6h45mim. há “uns dois quilômetros a três”, após o Trevo que liga a BR 356 as estradas que levam até as localidades de Boa Ventura, São Pedro Paraíso e São João do Paraíso.
Onde e como aconteceu o acidente Ewaldo?
Foi uns dois quilômetros a três, após o Trevo, em uma descida que tem na reta. Estava bem escuro, de repente, de longe, vi e pensei: Gente tem uma árvore ali! Então, pisei no freio, “juntei”, aí foi parando, parando. Mas devido o ônibus pesado e estarmos em uma descida muito larga e íngreme, o veículo foi praticamente empurrado. Só parou ao bater na árvore, já freado! Na hora nem notei que tinha entrado um galho grande pelo farol e havia chegado até o meio das minhas pernas, até atingir, de leve, a coxa direita. Se viesse reto, pegava na minha barriga. Eu achei que eram somente galhos! Quando eu vi assim, minha primeira visão, pois o tronco os galhos taparam! Depois que bati, aí que fui ver o tronco, que entrou pelo para-brisa quebrando o mesmo.”
Então, não aconteceu como foi noticiado, que “…caiu no momento exato…” ou “…caiu sobre…” o micro-ônibus?
Não, a árvore já estava caída, quando vi eu juntei no freio, mas não consegui parar devido a descida e peso do ônibus. Então não deu para parar até atingirmos ela. Não caiu quando passávamos e nem sobre nós, graças a Deus.
Quando conseguiu parar o que fez?
Eu fui o primeiro carro a passar, após a queda da árvore, assim que confirmei que todos os passageiros estavam bem, liguei imediatamente o pisca alerta e falei com eles que iria descer para sinalizar, pois fiquei com medo que viesse um outro carro pequeno ou veículo maior e nos atingisse. Aí desci, fui até a frente e então vi a madeira ali, o galho dentro da lataria. Ela pegou no fundo do meu pé esquerdo, deslizou e passou no meio das minhas pernas! Tive muita sorte, graças a Deus.
O que pensou na hora?
Pensei em conseguir parar e sempre neles, nos passageiros, desejando que todos ficassem bem. Foi a primeira vez que bati e o susto é grande! Você freia o carro e ainda tem o medo, preocupação, de que algum passageiro se machuque. Aí fica sem saber o que fazer, é complicado na hora, pois tudo depende da sua decisão rápida. Mas graças a Deus deu tudo certo comigo e com eles! Graças a Deus.
Não teve nenhum problema mais grave, não é?
Não graças a Deus! Eu fiquei com medo, tinha muito idoso dentro do ônibus. Mas todos ficaram bem. Apenas se emocionaram ao ver o banco do motorista. Alguns começaram a chorar, me abraçar, preocupados comigo. Mas se acalmaram vendo que tudo estava bem.
Socorro aos Passageiros
A polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local assim que foram acionados para normalizar o trânsito e remover a árvore da pista. Antes do tráfego ser normalizado foi formado uma engarrafamento nos dois sentidos da BR-356.
Após o grande susto todos foram resgatados por veículos da Prefeitura de Cardoso Moreira. Os passageiros que seriam atendidos em Itaperuna seguiram viagem para passarem pelo tratamento oncológico e os que iriam a Natividade tiveram que retornar a Cardoso Moreira, mas terão seus exames agendados novamente, segundo Ewaldo.
O motorista, Ewaldo, foi atendido na UMS – José Salgueiro para ter certeza que tudo estava bem, inclusive fez Raio X dos pés, pois após o susto ter passado, como dizem ” o sangue ter esfriado”, sentiu dores, mas não teve nenhum problema mais grave, como fratura ou luxação. Apenas dores devido o impacto e segue de repouso em sua residência.
Veja abaixo fotos cedidas por Mayquinho Brow.
Veja fotos do micro-ônibus após ter sido rebocado para Cardoso Moreira: