Final da Super Copa Noroeste é uma incógnita após Decisão Judicial
Juiz proibiu realização em Cambuci.
Iniciada em março, a Super Copa Noroeste de 2023, teve a participação de times do Norte, do Noroeste e da Região Serrana do Estado. Entre os 24 participantes da primeira fase, estavam equipes das cidades de Cardoso Moreira, São Fidélis, Cambuci, Italva, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Aperibé, Itaocara, Miracema, Natividade, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, Macuco, Duas Barras, Cantagalo, Carmo, São Sebastião do Alto, Cordeiro e da cidade mineira de Palma.
Os Clubes Floresta e Palmeiras, finalistas do Campeonato, se enfrentaram duas vezes na fase de grupos, com empate na sede de Cambuci, por 1 X 1, e vitória do time de São João do Paraíso em casa, por 2 X 1. Após outras fases eliminatórias, Floresta e Palmeiras se classificaram para a decisão eliminando Ponte Nova e Cardoso Moreira, respectivamente, na semifinais.
Os torcedores e diretoria dos Clubes Floresta e Palmeiras, que já estavam empolgados para assistirem e torcerem por seus times, nas partidas programadas para serem realizadas nos domingos, 4 e 11 de junho, foram surpreendidos na sexta-feira, 2 de junho, com a notícia que os jogos não poderiam ser em Cambuci. Devido determinação do juiz Paulo Vitor Siqueira Machado, titular da Comarca de Cambuci, que atendeu um pedido de tutela antecipada de urgência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Segundo a decisão do juiz, há no processo prova da ausência de autorização para a realização das finais em Cambuci, além de um ofício enviado pelo presidente do Floresta ao chefe de policiamento do 36º Batalhão de Polícia Militar, “alertando sobre as suas preocupações na realização dos jogos finais na comarca, haja vista a rivalidade entre as equipes finalistas e a violência ocorrida nos últimos jogos disputados”. Em caso de descumprimento, haverá aplicação de R$ 300 mil de multa para a Associação Esportiva Noroeste e a empresa Hillo, realizadora e patrocinadora do torneio, respectivamente, além de imputação em crime de desobediência. Também consta nos autos um ofício do secretário municipal de Defesa Civil e Segurança de Cambuci, Antônio Carvalho Salles, informando que a pasta não poderá oferecer apoio da Guarda Municipal, devido à quantidade do efetivo solicitado. Por fim, é mencionado ainda um ofício da secretária municipal de Saúde, Leidimar Mota Atie Azevedo, informando que o presidente da Associação Esportiva Noroeste, Márcio Monzato, teria se mostrado “indiferente” a um requerimento para que as decisões ocorra em campos neutros, devido à violência de torcedores em partidas recentes entre Floresta e Palmeira.
Sendo assim, respeitando a Decisão Judicial, os jogos das finais não serão disputados nos dias agendados e ainda é uma incógnita as novas datas para a realização.
Fonte de pesquisa Matheus Berriel – Folha da Manhã