Instituto “chefs especiais” promove inclusão no mercado gastronômico

Pessoas com Síndrome de Down inclusas no mercado.

Reprodução Google

Atuando, desde 2006, na inclusão de pessoas com Síndrome de Down, através da Gastronomia, o Instituto Chefs Especiais capacita e insere diversos profissionais no mercado de trabalho. Em sua sede equipada e adaptada para pessoas especiais, em Higienópolis,São Paulo, a instituição realiza aulas, workshops, cursos, eventos e outras atividades gratuitas e tem o próprio café, o primeiro 100% inclusivo do Brasil.

@chefsespeciaiscafe , nos Jardins, une aspectos rústicos e modernos em um ambiente aconchegante e livre de qualquer tipo de preconceito. O espaço conta com parceria do café Três Corações, que equipou o estabelecimento, além de proporcionar todo o treinamento de atendimento e barista. O local conta ainda com parceria da Correcta, especialista em moinho de grãos, da GRSA, principal Food Service nacional, e da Savart, que garante a higiene e segurança alimentar.

O serviço é todo feito por alunos do instituto, assim como o cardápio, que oferece bolos, salgados, cafés e chás. O Chefs Especiais Café funciona na ‪Alameda Tietê, 43, e abre de segunda a sábado, das 10h ‪às 18h‬. 

Reprodução Google

Conheça a História do Instituição Chefs Especiais

Reprodução Google

Instituto Chefs Especiais atua há mais de 14 anos na inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho

Gastronomia é a principal forma utilizada para desenvolvimento e capacitação dos alunos

A ONG Chefs Especiais foi desenvolvida, em 2006, pela advogada Simone Lozano. Como forma de agradecer a vida boa que havia conquistado, a paulista decidiu dedicar parte de seu tempo em prol de uma causa social.

O Chefs Especiais nasceu como um trabalho mensal, realizado em um único sábado por mês, com locais cedidos e voluntários. Entretanto, diante ao sucesso das aulas, a busca por pessoas com síndrome de down, pais e voluntários cresceu de forma significativa e , desejando atender um número cada vez maior de alunos, Simone criou o Instituto Chefs  Especiais, com auxílio de diversos patrocinadores e colaboradores que  ajudaram e continuam ajudando a realizar sonhos e capacitar pessoas.

Em 2013, o ICE ganhou uma cede totalmente equipada e adaptada para pessoas especiais, onde são realizadas aulas, workshops, cursos, eventos e muitas outras atividades gratuitas para pessoas com Síndrome de Down.

O intuito do projeto é ajudar no desenvolvimento e capacitação dessas pessoas que, cada vez mais, sobrevivem aos seus pais e responsáveis por conta do constante aumento da capacidade de vida. A gastronomia foi escolhida como principal forma de capacitação por conta da diversidade de coisas em que um simples alimento pode se transformar, trazendo lições que aumentam a capacidade de entendimento de diversas áreas de aprendizado.

Inúmeros Chefs de cozinha renomados já passaram pelas cozinhas do Instituto Chefs Especiais, como o padrinho, Henrique Fogaça, e outros conceituados como Erick Jacquin, Olivier Anquier e Guga Rocha.

O Instituto Chefs Especias possui patrocinio de Friboi, GRSA Compass e 3 Corações, que ajudam nesta caminhada e disseminação de amor e igualdade.

Fontes: Site Alô Alô Bahia e Instituto Chefs Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *