Governadores oferecem reforço de policiais ao GDF
Governadores externaram repulsa e classificaram como “gravíssimos e inaceitáveis” os eventos ocorridos.
Membros do Fórum Nacional de Governadores externaram repulsa e classificaram como “gravíssimos e inaceitáveis” os eventos ocorridos durante os atos antidemocráticos deste domingo,8 de janeiro, em Brasília. Por meio de nota, os membros do Fórum Nacional de Governadores externaram repulsa e classificaram como “gravíssimos e inaceitáveis” os eventos ocorridos durante os atos antidemocraticos . Diversos prédios da capital federal, sede dos poderes da República, foram depredados durante invasões de extremistas. Eles também ofereceram envio de contingente policial para reforço da força policial do Distrito Federal.
“O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito”, diz a nota do grupo.
Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.
No mesmo documento, os governadores anunciaram que podem enviar reforços ao aparato policial para o Distrito Federal. “As Governadoras e os Governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis”, aponta.
Os manifestantes extremistas furaram o bloqueio na Esplanada dos Ministérios, que estava fechada deste sábado (7/1), devido os atos bolsonaristas programados para este domingo, período para o qual também está autorizada a ação da Força Nacional de segurança. As manifestações foram organizadas nos últimos dias por meio de grupos de apoio ao ex-presidente no WhatsApp e Telegram, com o intuito de “cercar Brasília” e “parar tudo”.
Fonte: Correio Braziliense