Escola municipal realiza caminhada pela vida
Alunos do 6º ao 9º ano participaram de evento de prevenção ao suicídio.
Em Cardoso Moreira a Campanha “Setembro Amarelo” criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina com intuito de evitar o suicídio e esse ano tem como tema “A vida é a Melhor Escolha” teve ontem, 13 de setembro, uma importante ação da Escola Municipal Maria da Penha Marins Siqueira, idealizada por professores apoiados pela coordenação pedagógica.
A ação intitulada como a 1ª Caminhada Pela Vida – Celebrando a Vida, teve a participação de mais de 200 alunos do 6º ao 9º ano e também contou com a participação de professores, coordenadores e gestores da Educação Municipal percorreu as principais Ruas da cidade, saindo da Sede da Escola, até a “Praça dos Contêineres” onde a subsecretária de Educação Gleide Mara Almeida, o diretor da Escola Denis Monteiro e professores envolvidos na organização do evento fizeram o uso da palavra.
Segundado a direção da Escola “O evento teve como objetivo a valorização e a prevenção ao suicídio. Neste período do “Setembro Amarelo”, nossa Escola não se limitou aos seus muros. Resolvemos levar esse relevante, atual e necessário tema a toda comunidade cardosense. Reconhecemos que ainda tem muito a se fazer, diante da notória fragilidade dessa geração. Por esse motivo, buscamos promover cada vez mais, iniciativas como essa. E como temos total apoio da atual gestão municipal administrada pela prefeita Geane Cordeiro Vincler Mello e da Secretaria de Educação que tem à frente o secretário Edgard Monzato e sub Gleide Mara Almeida, concretizar esse tipo de ação fica muito mais fácil. ”
As turmas, que produziram os cartazes e demais adereços utilizados durante a Caminhada, inclusive as mensagens entregues durante o seu percurso, foram animadas, durante todo o trajeto com músicas onde as letras tinham como tema a valorização à vida, que foram tocadas na “Carretinha Problemática”.
“A escola já vem abordando o tema de modo gradual e interdisciplinar. Também já realizou, no mês anterior, eventos internos de culminância entre turnos que versaram apresentações sobre o tema de maneira mais ampla. Também foi trabalhado nas turmas, de maneira mais específica, outros tópicos que circundam ou se relacionam o tema em questão. ” Falou a direção com o nosso Editor.